Aspectos jurídico-políticos das práticas agrárias sustentáveis no âmbito do Mercosul para a segurança alimentar e cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 2 (ODS 2)

Autores

  • Gil Ramos de Carvalho Neto Doutorando em Direito, UNESP, Brasil
  • Hebert Fabricio Tortorelli Quadrado Mestrando em Direito, UNESP, Brasil
  • Welington Batista Lourenço Mestrando em Direito, UNESP, Brasil
  • Elisabete Maniglia Professora Doutora Livre-Docente, UNESP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082720120244790

Palavras-chave:

Sustentabilidade, agricultura, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Resumo

RESUMO

O presente artigo objetiva explicitar como a segurança alimentar e a agricultura sustentável são tratadas no âmbito do Mercosul e como podem ser alcançadas, visando atender as metas da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas. Como metas específicas busca-se verificar se há tratamento da segurança alimentar nos objetivos institucionais do Mercosul; observar se há tratamento da agricultura sustentável nos objetivos institucionais do Mercosul e quais as possíveis implicações para os objetivos do bloco econômico. Além disso, procura-se analisar criticamente a segurança alimentar no Mercosul e sua relação com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 2 da Agenda 2030. Para alcançar os objetivos, utiliza-se como metodologia a revisão da literatura, pois há a necessidade de identificar e compreender como a matéria é tratada pelo bloco econômico e qual sua convergência com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, bem como o que seriam práticas agrárias sustentáveis. O estudo tem relevância pelo momento econômico mundial, o qual tende a elevar as desigualdades sociais, bem como pela necessidade de se estabelecerem mecanismos que reforcem a segurança alimentar de forma sustentável no âmbito internacional. Como resultado, verificou-se que a segurança alimentar é tratada de forma sucinta no âmbito do Mercosul e que as práticas agrárias sustentáveis são imprescindíveis para que o bloco econômico atinja seus próprios fins e também os do ODS 2. Essa conclusão deve servir como incentivo para o incremento da sustentabilidade na agricultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

20-01-2024

Como Citar

Carvalho Neto, G. R. de, Quadrado, H. F. T., Lourenço, W. B., & Maniglia, E. (2024). Aspectos jurídico-políticos das práticas agrárias sustentáveis no âmbito do Mercosul para a segurança alimentar e cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 2 (ODS 2). Periódico Eletrônico Fórum Ambiental Da Alta Paulista, 20(1). https://doi.org/10.17271/1980082720120244790