Identificação de manifestações patológicas através da elaboração de mapas de danos de fachadas de um prédio histórico da cidade do Recife, PE: Estudo de caso do Bloco A da Escola Politécnica de Pernambuco
DOI:
https://doi.org/10.17271/1980082720420245160Palavras-chave:
Manifestações patológicas, Mapa de dano, Patrimônio históricoResumo
A cidade do Recife possui inúmeros prédios históricos que existem há mais de 100 anos e fazem parte da rica cultura dessa região. Com o passar dos anos, essas edificações vão sofrendo com a ação de intempéries externas e, em alguns casos, a ação do homem, o que acaba gerando inúmeras manifestações patológicas que necessitam de correção. Devido a isso, esta pesquisa tem como objetivo principal estudar e identificar as manifestações patológicas presentes nas fachadas do bloco A da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco, visando auxiliar em futuras obras de restauro mais sustentáveis nessa edificação. Como base metodológica foi realizada uma inspeção fotográfica do objeto de estudo, seguida da identificação das manifestações patológicas presentes em cada fachada, da análise das fotos e do desenvolvimento de mapas de danos por meio do software AutoCAD. Como resultado, foram encontradas diversas manifestações patológicas nas quatro fachadas da edificação e a partir da elaboração dos mapas de danos foi possível identificar as áreas que necessitavam de reparos mais urgentes, devido ao alto grau de incidência das anomalias. Os resultados mostraram a importância da conservação dos patrimônios históricos, uma vez que essas edificações são memórias vivas da cultura de um povo, além de serem instrumentos importantes para o desenvolvimento econômico, social e ambiental das cidades.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.