Educação Inteligente e Imersiva e Educação para o Desenvolvimento Sustentável

Possibilidades de integração a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Autores

  • Flávio Henrique dos Santos Foguel Professor Doutor, UNIVAG e ESPM - Brasil
  • Evandro Luiz Lopes Professor Doutor, ESPM e UNIFESP – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082720420245230

Palavras-chave:

Educação Inteligente e Imersiva, Educação para a Sustentabilidade, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Resumo

O presente artigo investiga o potencial transformador da Educação Inteligente e Imersiva na promoção da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), conectando inovações tecnológicas às demandas globais de sustentabilidade. Por meio de um modelo conceitual, são exploradas as contribuições de tecnologias emergentes – como Realidade Virtual (RV), Realidade Aumentada (RA) e Inteligência Artificial (IA) – para a transformação da educação, tornando-a adaptativa, envolvente e orientada para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Argumenta-se que essas tecnologias ampliam a aprendizagem e capacitam tanto gestores quanto estudantes a assumirem papéis protagonistas na solução de desafios socioambientais. O estudo oferece uma base para novas investigações empíricas e práticas educacionais, sugerindo caminhos para transformar desafios ambientais e sociais em oportunidades de inovação e impacto positivo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

14-11-2024

Como Citar

FOGUEL, Flávio Henrique dos Santos; LOPES, Evandro Luiz. Educação Inteligente e Imersiva e Educação para o Desenvolvimento Sustentável: Possibilidades de integração a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S. l.], v. 20, n. 4, 2024. DOI: 10.17271/1980082720420245230. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/forum_ambiental/article/view/5230. Acesso em: 21 nov. 2024.