Educação Inteligente e Imersiva e Educação para o Desenvolvimento Sustentável
Possibilidades de integração a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
DOI:
https://doi.org/10.17271/1980082720420245230Palavras-chave:
Educação Inteligente e Imersiva, Educação para a Sustentabilidade, Objetivos de Desenvolvimento SustentávelResumo
O presente artigo investiga o potencial transformador da Educação Inteligente e Imersiva na promoção da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), conectando inovações tecnológicas às demandas globais de sustentabilidade. Por meio de um modelo conceitual, são exploradas as contribuições de tecnologias emergentes – como Realidade Virtual (RV), Realidade Aumentada (RA) e Inteligência Artificial (IA) – para a transformação da educação, tornando-a adaptativa, envolvente e orientada para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Argumenta-se que essas tecnologias ampliam a aprendizagem e capacitam tanto gestores quanto estudantes a assumirem papéis protagonistas na solução de desafios socioambientais. O estudo oferece uma base para novas investigações empíricas e práticas educacionais, sugerindo caminhos para transformar desafios ambientais e sociais em oportunidades de inovação e impacto positivo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.