Análise da eficiência de compostagem e vermicompostagem para resíduos sólidos orgânicos com inserção de material biodegradável

Autores

  • Maiza Karine Barcia Mestranda, UNICENTRO, Brasil
  • Giovani Almeida Camargo Doutorando, UEPG, Brasil
  • Juliana Bonametti Olivato Professora Doutora, UEPG, Brasil
  • Kelly Geronazzo Martins Professora Doutora, UNICENTRO, Brasil
  • Tatiane Bonametti Veiga Professora Doutora, UNICENTRO, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082720120245281

Palavras-chave:

Resíduos orgânicos, Gestão de resíduos, Compostagem, Vermicompostagem

Resumo

A disposição inadequada de resíduos sólidos acarreta danos ambientais e socioeconômicos. No Brasil, cerca de 45,3% dos resíduos sólidos urbanos destinados aos aterros e “lixões” são resíduos orgânicos, o que resulta em diminuição da vida útil do aterro sanitário. O presente estudo teve como objetivo analisar a eficiência dos processos de compostagem e vermicompostagem de resíduos orgânicos com adição de material biodegradável. Realizou-se o monitoramento das composteiras por 100 dias, sendo analisados parâmetros físico-químicos como temperatura, pH, umidade e matéria orgânica, monitorou-se também a atividade microbiana por meio da análise da respiração basal do composto, do carbono da biomassa microbiana e do quociente metabólico. Com o desenvolvimento da pesquisa, percebeu-se que a temperatura apresentou comportamento semelhante ao longo da compostagem e vermicompostagem, no final do processo o pH da compostagem apresentou melhores resultados, no entanto, a vermicompostagem teve resultados mais satisfatórios com relação aos teores de umidade e matéria orgânica. Observou-se que a atividade microbiana permaneceu ativa, apresentando os resultados esperados, com decréscimo nos índices da respiração basal e no carbono da biomassa, assim como a elevação do quociente metabólico. Após a realização do estudo, concluiu-se que a adição do material biodegradável não interferiu nos processos, apresentando potencial de compostabilidade. Deste modo, foi possível constatar que a técnica de compostagem e vermicompostagem de resíduos sólidos orgânicos, aliada à utilização de material biodegradável, contribui para a valorização da economia circular, proporcionando melhorias para a sustentabilidade ambiental urbana.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

27-05-2024

Como Citar

BARCIA, Maiza Karine; CAMARGO, Giovani Almeida; OLIVATO, Juliana Bonametti; MARTINS, Kelly Geronazzo; VEIGA, Tatiane Bonametti. Análise da eficiência de compostagem e vermicompostagem para resíduos sólidos orgânicos com inserção de material biodegradável. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S. l.], v. 20, n. 1, 2024. DOI: 10.17271/1980082720120245281. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/forum_ambiental/article/view/5281. Acesso em: 22 fev. 2025.