CARACTERÍSTICAS NACIONAIS E ESTADUAIS DO CRESCIMENTO DA DEMANDA POR ETANOL HIDRATADO, GASOLINA C E AMBOS OS COMBUSTÍVEIS NO PERÍODO DE 2005 ATÉ 2013 NO BRASIL

Autores

  • Sérgio Rangel Fernandes Figueira

DOI:

https://doi.org/10.17271/198008271052014786

Resumo

A utilização da gasolina como combustível automotivo é considerada como uma das principais fontes da emissão de gases causadores do efeito estufa. A utilização do etanol combustível produzido com cana-de-açúcar colabora para reduzir a emissão de gases geradores do efeito estufa, no entanto necessita da utilização de produtos químicos para sua produção como fertilizantes, fungicidas, herbicidas impactando na água e no solo. A pesquisa realizou uma análise quantitativa da situação da demanda pelo etanol hidratado, gasolina C e ambos os combustíveis nos Brasil e nas unidades federativas brasileiras entre 2005 (ano pelo qual a venda de veículos bicombustíveis se torna majoritária no Brasil) e 2013. Utilizou-se ainda a mensuração da Razão de Concentração para se avaliar a participação dos principais estados produtores de etanol na demanda nacional de etanol hidratado comparativamente com a participação destes estados na demanda por gasolina C e ambos os combustíveis.  A demanda nacional por ambos os combustíveis ampliou-se 84% no período analisado, passando de aproximadamente 28,22 bilhões de metros cúbicos em 2005 para 52,18 bilhões em 2013. A demanda por gasolina C se eleva em aproximadamente 75,6%, passando de 23,55 bilhões para 41,6 bilhões e a demanda por etanol hidratado se eleva em 134%, passando de 4,6 bilhões para 10,8 bilhões. Constatou-se maior participação dos estados produtores de etanol na demanda por etanol hidratado em relação a demanda por gasolina C e ambos os combustíveis. A participação dos estados produtores vem se reduzindo na demanda nacional de gasolina e ambos os combustíveis.

PALAVRAS-CHAVE: demanda nacional e estadual. Gasolina C. Etanol Hidratado.

 

NATIONAL AND STATE CHARACTERISTICS OF THE GROWING DEMAND FOR HYDRATED ETHANOL, GASOLINE C AND  BOTH FUELS FROM 2005 UNTIL 2013 IN BRAZIL.


ABSTRACT

 

The use of gasoline as an automotive fuel is considered as a major source of greenhouse gas emissions. The use of ethanol fuel produced from sugarcane contributes to reduce the emission of gases causing the greenhouse effect, but requires the use of chemicals products for their production as fertilizers, fungicides, herbicides impacting on water and soil. The research conducted a quantitative analysis about the demand of  hydrated ethanol, gasoline C and both fuels in Brazil and in the Brazilian federal units from 2005 (the year in which the sale of flex fuel vehicles in Brazil becomes majority) until 2013. It was also measured the concentration ratio to evaluate the participation of the major producing states of ethanol in the domestic demand for hydrated ethanol compared with the participation of these states in the demand for gasoline C and both fuels. The demand for both fuels has expanded 84% in the analyzed period, from approximately 28.22 billions cubic meters in 2005 to 52.18 in 2013. The demand for gasoline C  increased  approximately 75.6% in the period, from 23.55 billions cubic meters  to 41.6, and the demand for hydrated ethanol increased 134% in the period, from about 4.6 billions to 10.8. There was a higher participation of states producers of ethanol in the national demand for hydrated ethanol in comparison with the demand for gasoline C and  both fuels. The participation of producers states has been reduced in the domestic demand for gasoline C and both fuels.

 

 

KEY-WORDS: National and state demand, gasoline C, hydrated ethanol


LAS CARACTERÍSTICAS NACIONALES Y ESTATALES DE LA CRECIENTE DEMANDA DE ETANOL HIDRATADO, GASOLINA C Y AMBOS COMBUSTIBLES A PARTIR DE 2005 HASTA 2013 EN BRASIL.

 

RESUMEN

El uso de la gasolina como combustible de automoción se considera como una de las principales fuentes de emisión de gases que causan el efecto invernadero. El uso de combustible de etanol producido a partir de caña de azúcar contribuye a reducir la emisión de gases que causan el efecto invernadero, pero requiere el uso de productos químicos para su producción como fertilizantes, fungicidas, herbicidas impactando sobre el agua y el suelo. La investigación llevó a cabo un análisis cuantitativo de la situación de la demanda de etanol hidratado, gasolina C  y  ambos combustibles en Brasil y los estados brasileños a partir de 2005 (año en que la venta de vehículos de combustible flexible se convierten en mayoría en Brasil) y 2013. También se utilizó  el coeficiente de concentración para  medir la participación de los principales estados productores de etanol en la demanda interna de etanol hidratado en comparación con la participación de estos Estados en la demanda de gasolina C  y  ambos combustibles. La demanda nacional de ambos combustibles se ha expandido 84% en el período analizado, a partir de 28,20 billón de metros cúbicos en 2005 hasta 52,18. La demanda de gasolina C aumenta alredor de 75,6%, de 23,55 para 41,6. La demanda de etanol hidratado se incrementa en un 134%, de 4,6 para 10,8. Hubo una mayor proporción de los estados productores de etanol en la demanda de etanol hidratado en relación con la demanda de gasolina C y ambos combustibles

PALABRAS-CLAVE Demanda nacional y estatal, Gasolina C, Etanol hidratado.

 

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Publicado

12-11-2014

Como Citar

Fernandes Figueira, S. R. (2014). CARACTERÍSTICAS NACIONAIS E ESTADUAIS DO CRESCIMENTO DA DEMANDA POR ETANOL HIDRATADO, GASOLINA C E AMBOS OS COMBUSTÍVEIS NO PERÍODO DE 2005 ATÉ 2013 NO BRASIL. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental Da Alta Paulista, 10(5). https://doi.org/10.17271/198008271052014786