SISTEMATIZAÇÕES TEÓRICAS FUNDAMENTAIS. QUAL SUSTENTABILIDADE É PRECISO, E QUAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS LEVARÁ ATÉ ELA?
DOI:
https://doi.org/10.17271/198008271062014812Resumo
O texto aqui exposto apresenta sistematizações teóricas voltadas ao melhor entendimento das matrizes teóricas do conceito de sustentabilidade e as concepções de educação ambiental mais presentes no atual debate. Temos como objetivo maior subsidiar reflexões para os interessados no tema, tendo em perspectiva um melhor alinhamento entre o universo teórico conceitual e a práxis inerente aos fazer educação ambiental. Em uma primeira parte apresentamos uma sistematização realizada por (BOFF, 2012), onde encontramos uma síntese das atuais matrizes teóricas que subsidiam o conceito de sustentabilidade. Em uma segunda parte, apresentamos a sistematização elaborada por (RODRIGUEZ e SILVA, 2013), cuja obra apresenta uma sistematização das concepções atuais de educação ambiental. Assim pretendemos subsidiar uma reflexão elementar a ser realizada pelos interessados, tendo em perspectiva um alinhamento teórico conceitual e político para os envolvidos com Educação Ambiental. Ressaltamos que o esse texto se insere no contexto da pesquisa de doutoramento intitulada ‘Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos Municipais: Interfaces concretas e novas potencialidades, e é realizada no programa de pós-graduação em Geografia da UNESP- FCT de Pres. Prudente, sobre orientação do Prof. Dr. Antonio Cezar Leal.
PLAVRAS CHAVE: sustentabilidade; educação ambiental; crise socioambiental
SYSTEMATIZATIONS FUNDAMNTAL THEORY. WHAT SUSTENABILITY IS NEEDED, AND ENVIRONMENTAL EDUCATION WHICH WILL TAKE US TO HER?
ABSTRACT: The text displayed here has focused on the better understanding of the theoretical frameworks of sustainability theoretical systematization and conceptions of environmental education more present in the current debate. We have to subsidize higher reflections for those interested in the subject, taking into perspective better alignment between the conceptual and theoretical universe praxis inherent to environmental education. In a first part is a classification performed by (Boff, 2012), where we find a synthesis of current theoretical frameworks that support the concept of sustainability. In a second part, we present a systematization developed by (and RODRIGUEZ SILVA, 2013), whose work presents a classification of the current conceptions of environmental education. So we intend to subsidize an elemental being held by stakeholders reflection, taking into perspective a conceptual and political theorist alignment for those involved with environmental education. We emphasize that this text is in the context of doctoral research entitled 'Integrated Management of Municipal Solid Waste: Concrete Conections and New Capabilities, and is held in the graduate program in Geography UNESP FCT Pres. Cautious about the direction of Phd. Antonio Cezar Leal.
KEY WORDS: sustainability; environmental education; environmental crisis
¿SISTEMATIZACIONES TEÓRICAS FUNDAMENTAIS. QUE SUSTENTABILIDAD ES NECESSÁRIA, Y QUE EDUCACIÓN AMBIENTAL QUE NOS LLEVARÁ A ELLA?
RESUMEN: El texto que se muestra aquí características destinadas a una mejor comprensión de los marcos teóricos de la sostenibilidad sistematización teórica y concepciones de la educación ambiental más presentes en el debate actual. Nuestro objetivo es subsidiar reflexiones más altos para las personas interesadas en el tema, teniendo en perspectiva de una mejor alineación entre el universo conceptual y teórico praxis inherente a la educación ambiental. En una primera parte es una clasificación realizada por (Boff, 2012), donde nos encontramos con una síntesis de los marcos teóricos actuales que apoyan el concepto de sostenibilidad. En una segunda parte, se presenta una sistematización desarrollada por (y RODRIGUEZ SILVA, 2013), cuya obra presenta una clasificación de las concepciones actuales de la educación ambiental. Así que tenemos la intención de subvencionar un ser elemental en poder de las partes interesadas la reflexión, teniendo en perspectiva de un alineamiento teórico conceptual y política para los involucrados con la educación ambiental. Hacemos hincapié en que este texto está en el contexto de la investigación doctoral titulada "Gestión Integrada de Residuos Sólidos Municipales: Interfácies Concrete y nuevas capacidades, y se mantiene en el programa de postgrado en Geografía UNESP FCT Pres. Cuidado con la dirección del Profesor Phd. Cezar Leal.
PALABRAS CLAVE: sostenibilidad; educación ambiental; crisis ambiental