A UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA DE INVESTIGAÇÃO NO ENSINO DE BOTÂNICA: SUPERANDO LIMITAÇÕES DE FORMAÇÃO

Authors

  • Lucas Anibal Faria Seabra
  • Barbara Cristina Heitor
  • Antonio Fernandes Nascimento Junior

DOI:

https://doi.org/10.17271/198008271062014814

Abstract

A necessidade de metodologias de ensino que faça com que o aluno busque relacionar os fenômenos, fatos, pensamentos, deve ser estruturada para que o mesmo possua um pensamento concreto, capaz de compreender e questionar sobre os elementos naturais e sociais que fazem parte da sua história. Os professores são as bases necessárias para essa compreensão, sendo que os mesmos em grande escala possuem uma série de obstáculos para superar as limitações metodológicas e conceituais de formação existente no cotidiano escolar, fazendo-os recorrer aos livros didáticos de ensino. Como alternativa para o Ensino de Botânica a metodologia de investigação proposta neste trabalho, foi desenvolvida por dois alunos do curso de Ciências Biológicas Licenciatura onde cursavam a disciplina de Metodologia de Ensino em Botânica da Universidade Federal de Lavras. A proposta de tal disciplina, foi a criação de uma metodologia diferenciada para  distanciando de elementos expositivos e acríticos, buscando uma compreensão e questionamento dos elementos que circundam o dia a dia dos alunos. Em momentos posteriores a mesma foi aplicada aos alunos da disciplina e a alunos do 7º Ano do ensino fundamental da Escola Municipal Professor José Luiz de Mesquita, do município de Lavras-MG. Com analises e discussões sobre as avaliações em ambas aplicações, a pratica se mostrou potencializadora para o ensino de Botânica direcionado ao Reino Plante, onde é de fácil inserção para o contexto escolar, sendo uma metodologia de fácil aplicação e eficiente na construção de conhecimentos solidificados no dia a dia dos alunos.

PALAVRAS-CHAVE: Metodologia. Ensino de Botânica. Professores.

 

USE OF RESEARCH METHODOLOGY FOR THE TEACHING OF BOTANY: OVERCOMING LIMITATIONS OF TRAINING


ABSTRACT

The need for teaching methodologies that make the student seeks to relate the phenomena, facts, thoughts, should be structured so that it has a concrete thinking, able to understand and ask about the natural and social elements that are part of its history . Teachers are needed for this understanding bases, with the same large scale have a number of obstacles to overcome methodological and conceptual limitations of existing training in school life, making them resort to textbook teaching. Alternatively for Teaching Botany the research methodology proposed in this paper, was developed by two students of Biological Sciences Degree which attended the course of Teaching Methodology in Botany, Federal University of Lavras. The purpose of such discipline, was the creation of a differentiated for distancing elements of expository and uncritical methodology, questioning and seeking an understanding of the elements that surround the daily lives of students In later times it was applied to students in the discipline and students from the 7th year of elementary school of the City School Professor José Luiz de Mesquita, the Lavras-MG. With analysis and discussions on the assessments in both applications, the practice proved aggravator for teaching Botany directed to United Plant, where it is easy to insert into the school context, and a methodology is easy to apply and effective in building knowledge solidified in the daily lives of students.

KEY-WORDS: Methodology. Teaching Botany. Teachers.

 

USO DE METODOLOGÍA DE LA INVESTIGACIÓN PARA LA ENSEÑANZA DE LA BOTÁNICA: SUPERAR LAS LIMITACIONES DE FORMACIÓN

 

RESUMEN

La necesidad de metodologías de enseñanza que hacen que el estudiante busca relacionar los fenómenos, hechos, pensamientos, deben estructurarse de manera que tenga un pensamiento concreto, capaz de entender y preguntar acerca de los elementos naturales y sociales que forman parte de su historia . Se necesitan maestros para estas bases de comprensión, con la misma gran escala tienen una serie de obstáculos para superar las limitaciones metodológicas y conceptuales de formación existente en la vida escolar, por lo que recurren a los libros de texto de enseñanza. Como alternativa para la Enseñanza de Botánica de la metodología de la investigación propuesta en este trabajo, fue desarrollado por dos estudiantes de Ciencias Biológicas Licenciatura que asistieron al curso de Metodología de la Enseñanza de Botánica de la Universidad Federal de Lavras. El propósito de tal disciplina, fue la creación de una diferenciada para alejar elementos de metodología expositiva y acrítica, el cuestionamiento y la búsqueda de la comprensión de los elementos que rodean la vida cotidiana de los estudiantes. En tiempos posteriores se aplica a los alumnos de la disciplina y estudiantes del séptimo año de la escuela primaria de la Escuela Ciudad profesor José Luiz de Mesquita, el Lavras-MG. Con el análisis y los debates sobre las evaluaciones en ambas aplicaciones, la práctica demostró agravante para la enseñanza de la botánica dirigida al Reino Vegetal, donde es fácil de insertar en el contexto escolar, y una metodología de fácil aplicación y efectivo en la construcción del conocimiento solidificó en la vida cotidiana de los estudiantes.

PALABRAS-CLAVE. Metodología. La enseñanza de la botánica. Profesores.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

10-11-2014

How to Cite

Anibal Faria Seabra, L., Cristina Heitor, B., & Fernandes Nascimento Junior, A. (2014). A UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA DE INVESTIGAÇÃO NO ENSINO DE BOTÂNICA: SUPERANDO LIMITAÇÕES DE FORMAÇÃO. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental Da Alta Paulista, 10(6). https://doi.org/10.17271/198008271062014814

Most read articles by the same author(s)