A UTILIZAÇÃO DA MÚSICA E DA METODOLOGIA INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS NA VEGETAÇÃO

Autores

  • André Maciel da Silva
  • Antonio Fernandes Nascimento Junior

DOI:

https://doi.org/10.17271/198008271062014815

Palavras-chave:

Educação ambiental, Ensino de Ciências e Biologia, Música no ensino

Resumo

Com intuito de elaborar metodologias não expositivas, o presente trabalho tem como objetivo o planejamento, a ministração e a avaliação de uma prática pedagógica alternativa. Neste trabalho, a música e o método investigativo foram utilizados como estratégias para abordar a influência dos impactos ambientais na vegetação. A prática foi proposta na disciplina Metodologia do Ensino em Botânica (GBI-121) oferecida aos alunos de Ciências Biológicas (Licenciatura) da Universidade Federal de Lavras – MG (UFLA). A proposta da aula foi trabalhar alguns impactos ambientais e a influência que eles têm sobre a vegetação. Para dar início às discussões, foi utilizada a música Sobradinho, de Sá e Guarabyra. A partir da música, foram discutidos os impactos socioambientais causados pelas usinas hidrelétricas, presentes na letra da canção. Foram discutidos também outros impactos ambientais como as plantações de eucalipto, as queimadas, o descarte de lixo e a construção civil, que estão presentes na sociedade atual e principalmente na região de Lavras - MG. Ao final da prática, os alunos que participaram da atividade construíram uma paródia da música utilizada, destacando os impactos ambientais tratados durante a aula. Para terminar, os participantes avaliaram a prática. Através da

PALAVRAS-CHAVE: Educação ambiental. Ensino de Ciências e Biologia. Música no ensino.

 

USE OF MUSIC AND INVESTIGATIVE METHODOLOGY FOR TEACHING ABOUT ENVIRONMENTAL IMPACTS ON VEGETATION


ABSTRACT

On the intention of preparing non-expository methods, this paper aims at planning, applying and evaluating an alternative pedagogical practice. In this paper, the music and the investigative method were used as strategies to address the influence of the environmental impacts on vegetation. The practice was proposed on the discipline of Methodology of Teaching of Botany (GBI-121) offered to students of Biological Sciences (BSc) at the Federal University of Lavras - (UFLA). The proposal was to work about some environmental impacts and the influence they have on vegetation. To start the discussion, the music Sobradinho, of Sá and Guarabyra, was used. From the music, there was a discussion about the social and environmental impacts of hydroelectric plants, present in the lyrics of the song. It was also discussed other environmental impacts, such as eucalyptus plantations, fire, waste disposal and constructions, which are present in our society, especially in Lavras - MG. At the end of practice, the students who participated in the activity built a parody of the music used, highlighting the environmental impacts addressed in the classroom. Finally, the participants evaluated the practice. Through the analysis of the evaluations, it was possible to realize the importance and the necessity of using non-expository methods with the objective to approximate student and knowledge and spur him on to participate in the activities proposed by the teacher.

KEY-WORDS: Environmental education. Teaching of Science and Biology. Music in education.

 

USO DE LA MÚSICA Y LA METODOLOGÍA DE INVESTIGACIÓN PARA LA ENSEÑANZA DE IMPACTOS AMBIENTALES EN LA VEGETACIÓN

 

RESUMEN

Con el fin de preparar métodos no expositivos, este trabajo tiene como objetivo la planificación, administración y evaluación de una práctica pedagógica alternativa. En este trabajo, la música y el método de investigación se utilizaron como estrategias para hacer frente a la influencia de los impactos ambientales sobre la vegetación. La práctica se propuso en la disciplina Metodología de la Enseñanza en Botánica (GBI-121) ofrecida a los estudiantes de Ciencias Biológicas de la Universidad Federal de Lavras - (UFLA). La propuesta fue trabajar algunos de los impactos ambientales y la influencia que tienen sobre la vegetación. Para iniciar el debate, se utilizó la música Sobradinho, de Sá y Guarabyra. A partir de la música, fueron discutidos los impactos sociales y ambientales de las centrales hidroeléctricas, presentes en la letra de la canción. Fueron también discutidos otros impactos ambientales, como las plantaciones de eucaliptos, incendios, eliminación de basura y la construcción, que están presentes en nuestra sociedad y especialmente en Lavras - MG. Al final de la práctica, los estudiantes que participaron en la actividad construyeron una parodia de la música utilizada, destacando los impactos ambientales tratados en clase. Por último, los participantes evaluaron la práctica. A través del análisis de las valoraciones de los resultados obtenidos, se pudo comprender la importancia y necesidad de la utilización de métodos no expositivos con respecto a la aproximación de los conocimientos del alumno y estimularlo a participar en las actividades propuestas por el profesor.

PALABRAS-CLAVE Educación ambiental. Enseñanza de la ciencia y la biología. Música en la educación.

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Publicado

10-11-2014

Como Citar

MACIEL DA SILVA, André; FERNANDES NASCIMENTO JUNIOR, Antonio. A UTILIZAÇÃO DA MÚSICA E DA METODOLOGIA INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS NA VEGETAÇÃO. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S. l.], v. 10, n. 6, 2014. DOI: 10.17271/198008271062014815. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/forum_ambiental/article/view/815. Acesso em: 13 nov. 2024.