UMA VIAGEM FOTOGRÁFICA ÀS REGIÕES BRASILEIRAS COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE BIOMAS E BIODIVERSIDADE
DOI:
https://doi.org/10.17271/198008271062014821Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Fotografia, Biomas, BiodiversidadeResumo
Este trabalho tem como objetivo mostrar a potencialidade do recurso didático fotografia para o ensino de Ciências com o tema Biomas e Biodiversidade com ênfase na Botânica. A botânica se mostra muitas vezes como um conteúdo de difícil entendimento para os alunos, por tanto é preciso que o professor desenvolva estratégias pedagógicas para motivar estes, tornando o ensino dinâmico e prazeroso facilitando na construção do conhecimento. É importante também que o professor trabalhe o conteúdo biológico relacionando-o com as questões sociais, fazendo com que o aluno enxergue a relação do homem com a natureza e consiga valorizar culturas locais de cada região brasileira. Uma aula experimental foi proposta na disciplina Metodologia do Ensino em Botânica na Universidade Federal de Lavras – Minas Gerais. Pode se perceber a partir da aplicação da prática a eficiência do recurso utilizado, através dele foi possível realizar a construção do conhecimento de uma forma lúdica e não expositiva, diminuindo a distância entre os alunos e as regiões estudadas, uma vez que o recurso aproxima a realidade de cada bioma, despertando nos alunos a conscientização de preservação dos recursos naturais e a valorização dos aspectos culturais.
PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Ciências, Fotografia, Biomas e Biodiversidade.
A PHOTOGRAPHIC JOURNEY TO THE BRAZILIAN REGIONS AS A STRATEGY FOR THE TEACHING OF BIODIVERSITY AND BIOMES
ABSTRACT
This papers aims to show the potential of the teaching resource photography on the teaching of science in the theme Biomes and Biodiversity, with an emphasis in botany. Botany is often shown to students as a difficult content to understand, and thus is necessary that the teacher develops pedagogical practices to motivate them, making the learning process pleasurable and facilitating the construction of knowledge. It is also important that the teacher works with the biological content while relating it to social issues, so that the student sees the relationship between men and nature, learning to appreciate the local cultures of each region. An experimental classroom was proposed on the discipline of Teaching Methodology in Botany at the Universidade Federal de Lavras - Minas Gerais. It could be noticed from the practical application the efficiency of the resource used for through It was possible to carry out the construction of knowledge in a playful and not expositive way, decreasing the distance between the students and the studied regions, since the method approaches the reality of each biome, and awakened in students the awareness of preserving natural resources and the enhancement of cultural aspects.
KEY-WORDS: Science Teaching, Photography, Biomes and Biodiversity.
UN VIAJE FOTOGRÁFICO PARA REGIONES DE BRASIL COMO ESTRATEGIA PARA LA ENSEÑANZA Y LA BIODIVERSIDAD BIOMAS
RESUMEN
Este trabajo tiene como objetivo mostrar el potencial de la fotografía recurso didáctico para la enseñanza de la ciencia con el tema biomas y biodiversidad, con énfasis en la botánica. Botánico muestra a menudo como un contenido difícil de entender para los estudiantes y es necesario que el maestro para desarrollar prácticas pedagógicas para motivarlos, haciendo la enseñanza placentera y facilitar la construcción del conocimiento. También es importante que el profesor trabaje el contenido biológico relacionándolo con temas sociales, de manera que el estudiante ve la relación del hombre con la naturaleza y aprender a apreciar las culturas locales de cada región. Un aula experimental se propuso la disciplina en Metodología de la Enseñanza de Botánica de la Universidad Federal de Lavras - Minas Gerais. Puede ser observado desde la aplicación práctica de la eficiencia de los recursos utilizados para a través de él fue posible llevar a cabo la construcción del conocimiento de una manera lúdica y no expositivos, la disminución de la distancia entre los estudiantes y las regiones estudiadas, ya que el recurso se acerca realidad de cada bioma, y despierta en los alumnos la conciencia de la preservación de los recursos naturales y la mejora y de los aspectos culturales.
PALABRAS-CLAVE: Enseñanza de las Ciencias, Fotografía, biomas y biodiversidad.