UNIFICAÇÃO DAS POLÍTICAS REGIONAIS DA SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE: UMA PROPOSTA A PARTIR DA DIVISÃO POR BACIAS HIDROGRÁFICAS
DOI:
https://doi.org/10.17271/198008271022014862Abstract
Desde as décadas de 1960 e 1970, decretos e leis estabeleceram a política ambiental do Estado de São Paulo, determinando distintas divisões regionais. Destacam-se, entre elas, tendo como referência a noção de centralização e descentralização da gestão ambiental, a divisão do território paulista em 10 (dez) regionais vinculadas à fiscalização ambiental e à execução de projetos de preservação e recuperação ambiental e a divisão regional em 57 (cinquenta e sete) Agências Ambientais ligadas à CETESB, para atendimento das demandas de licenciamento. Considerando o antagonismo entre divisões regionais que integram o rol de atuação de uma mesma secretaria de governo, o presente trabalho discute a necessidade de revisão da política regional da Secretaria de Meio Ambiente (SMA). Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo fortalecer a tese de que a adoção de uma divisão regional por bacias hidrográficas é a melhor opção para as políticas regionais da Secretaria de Meio Ambiente. A postura cientifica que adotamos para o desenvolvimento deste trabalho baseia-se em uma maneira comparativa e argumentativa a fim de que esta sustente e forneça embasamentos à nossa tese central. A unificação das políticas de regionalização da Secretaria de Meio Ambiente permitiria pesquisas e ações conjuntas entre os diferentes órgãos e esferas de governo, além de permitir a troca e a produção de dados unificados, que facilitaria a comparação e constatação dos avanços e regressos na área ambiental. Tal processo significaria otimização da gestão ambiental e atendimento aos preceitos do conceito de desenvolvimento sustentável.
PALAVRAS-CHAVE: Políticas regionais. Meio ambiente. Bacias hidrográficas.
UNIFICATION OF REGIONAL POLICIES OF THE SECRETARY OF THE ENVIRONMENT: A PROPOSAL FROM THE DIVISION FOR WATERSHEDS
ABSTRACT
Since the 1960s and 1970s, decrees and laws established the environmental policy of the State of São Paulo, determining distinct regional divisions. Stand out, among them, having as reference the notion of centralization and decentralization of environmental management, the division of the São Paulo territory within 10 (ten) regional linked to the regional environmental inspection and enforcement of preservation projects and environmental restoration and regional division by 57 (fifty-seven) Environmental Agencies linked to CETESB, to meet the demands of licensing. Considering the antagonism between regional divisions that integrate the list of actions of each secretariat of government, the present paper discusses the need for review of the Secretary of Environment (SMA) regional policy. In this context, this paper has the objective of strengthening the thesis that the adoption of a regional division by watersheds is the best option for the regional policies of the Secretary of Environment. The scientific posture we adopted to the development of this paper is based on a comparative and argumentative manner so that it sustain and provide emplacements to our central thesis. The unification of political regionalization of the Secretary of Environment would allow researches and joint actions among the different organs and spheres of government, besides allowing the exchange and the production of unified data, which facilitate comparison and verification of advances and regress in the environmental area. Such a process would mean optimization of environmental management and attendance with the precepts the concept of sustainable development.
KEYWORDS: Regional Policies. Environment. Watersheds.
UNIFICACIÓN DE LAS POLÍTICAS REGIONALES DEL DEPARTAMENTO DE MEDIO AMBIENTE: UNA PROPUESTA A PARTIR DE LA DIVISIÓN POR CUENCAS HIDROGRÁFICAS
RESUMEN
Desde los años 1960 y 1970, los decretos y las leyes establecidas política ambiental del Estado de São Paulo, determinando las divisiones regionales distintas. Destacan entre ellas con referencia a la noción de la centralización y la descentralización de la gestión ambiental, la división del territorio del Estado de São Paulo em 10(diez) regionales vinculados a la vigilancia ambiental regional y la ejecución de proyectos de conservación y restauración ambiental y la división regional en 57 (cincuenta y siete) Agencias Ambientales ligados a Cetesb para satisfacer las demandas de la concesión de licencias. Considerando que el antagonismo entre las divisiones regionales que integran la lista de acciones de cada entidad de gobierno, este trabajo discute la necesidad de una revisión de la política regional del Departamento de Medio Ambiente (SMA). En este contexto, el trabajo tiene como objetivo fortalecer la tesis de que la adopción de una división regional por las cuencas hidrográficas es la mejor opción para las políticas regionales del Departamento de Medio Ambiente. El enfoque científico que hemos adoptado para el desarrollo de este trabajo se basa en una forma comparativa y argumentativa para sostener esto y proporcionar justificación a nuestra tesis central. La unificación de las políticas de regionalización del Departamento de Medio Ambiente permitir la investigaciones y las acciones conjuntas entre los diferentes órganos y esferas de gobierno, además de permitir el intercambio y la producción de datos unificados, lo que facilita la comparación y verificación de los avances ambiental y regresos en el área ambiental. Tal proceso significaría optimización de la gestión ambiental y el cumplimiento de los preceptos del desarrollo sostenible.
PALABRAS-CLAVE: Políticas regionales. Medio ambiente. Cuencas hidrográficas.