VIVEIROS EDUCATIVOS: CONSTRUINDO UMA NOVA REALIDADE A PARTIR DA EDUCAÇÃO POPULAR EM UM CONTEXTO SOCIOAMBIENTAL

Authors

  • Gabriela Rahal de Rezende

DOI:

https://doi.org/10.17271/19800827762011161

Abstract

A implementação de um Viveiro Educativo pode estimular as pessoas de uma comunidade a realizarem ações em prol do bem estar coletivo. Este relato de experiência tem como objetivo contar a experiência da criação de um espaço de troca de informações e saberes, que contribuiu para melhoria da qualidade de vida de um bairro recém urbanizado na Zona Leste da cidade de São Paulo, por meio de atividades educativas de paisagismo comunitário e construção coletiva de um Viveiro Educativo.

As ações secundárias geradas por este espaço trouxeram também a inclusão social e profissionalização dos participantes e desencadearam diversos processos educativos de conscientização ambiental dentro e fora da comunidade em questão.

O Viveiro Educativo foi uma experiência que possibilitou a união de diferentes pessoas a fim de contribuir com a transformação socioambiental de seu bairro. Tornando-se um exemplo de proposta de efetivação da Educação Ambiental de uma forma crítica emancipatória através de atividades importantes para o atual momento de crise ambiental, como: o reflorestamento de áreas degradadas e a requalificação de espaços verdes; em um processo contínuo de aprendizagem onde o maior desafio era a melhoria da qualidade de vida atual e futura de uma comunidade que acabava de se formar.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Gabriela Rahal de Rezende

Published

10-11-2011

How to Cite

VIVEIROS EDUCATIVOS: CONSTRUINDO UMA NOVA REALIDADE A PARTIR DA EDUCAÇÃO POPULAR EM UM CONTEXTO SOCIOAMBIENTAL. (2011). Electronic Journal "Fórum Ambiental Da Alta Paulista", 7(6). https://doi.org/10.17271/19800827762011161