PROBLEMATIZANDO A INTEGRAÇÃO ENTRE AS AÇÕES DO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA - PSF, EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE NO JARDIM MORADA DO SOL EM PRESIDENTE PRUDENTE – SP.
DOI:
https://doi.org/10.17271/198008277122011221Abstract
O artigo tem como objetivo discutir a falta de articulação e de integração entre as ações práticas de uma equipe do Programa de Saúde da Família - PSF com as dimensões educativa e ambiental, no bairro Jardim Morada do Sol na cidade de Presidente Prudente - SP. Trata-se de um relato de experiência produzido através uma pesquisa-ação educativa em saúde junto a uma comunidade local, orientado pela pedagogia de Paulo Freire, problematizando as condições de saúde em áreas urbanas periféricas pobres. O trabalho junto à comunidade foi efetivado em parceria com o projeto de Desenvolvimento Local implementado pelo Senac de Presidente Prudente, com a colaboração da Casa da Sopa e demais parceiros; e possuindo como eixo primordial o diálogo entre saberes e sujeitos; partindo da realidade concreta vivenciada por eles. O isolamento da escola perante a realidade da comunidade à qual se encontra inserida e o despreparo dos membros da equipe de saúde sobre os princípios teóricos, metodológicos e filosóficos do PSF são apontados como determinantes do pouco envolvimento do trabalho da equipe de saúde com a área educativa e ambiental.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
10-11-2011
Issue
Section
Full Article
How to Cite
TORREZAN, Rosiane Morais; GUIMARÃES, Raul Borges; FURLANET, Maria Peregrina de Fátima Rotta. PROBLEMATIZANDO A INTEGRAÇÃO ENTRE AS AÇÕES DO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA - PSF, EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE NO JARDIM MORADA DO SOL EM PRESIDENTE PRUDENTE – SP. Electronic Journal "Fórum Ambiental da Alta Paulista", [S. l.], v. 7, n. 12, 2011. DOI: 10.17271/198008277122011221. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/forum_ambiental/article/view/221. Acesso em: 23 feb. 2025.