Arte, História e Ciência no Ensino do Conceito de Classificação Botânica

Authors

  • Paulo Antônio de Oliveira Temoteo
  • Marcelo Carbone Carneiro
  • Antonio Fernandes Nascimento Junior

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082716520202658

Abstract

 

Este trabalho tem como objetivo analisar uma metodologia criada no âmbito da disciplina eletiva de Metodologia do Ensino de Botânica, ofertada no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Lavras, buscando entender como as metodologias alternativas ao modelo tradicional de ensino colaboram pra construção de conhecimentos no âmbito da Botânica, com aproximações interdisciplinares, e como a disciplina colaborou no processo de formação inicial de professores. A prática teve como objetivo ensinar conceitos introdutórios de Classificação Botânica, fundamentando-se em no diálogo e problematização de pinturas, plantas e flores de plástico em uma perspectiva interdisciplinar entre arte, ciência e história. Para analisar a prática, no âmbito da Pesquisa Qualitativa, foi utilizada a Análise de Conteúdo por categorias a posteriori. As 4 categorias desenvolvidas foram: Arte, Ciência e Ensino; Pinturas, Vegetais e Flores de Plástico: Aprendizado e Encantamento; A Importância das Múltiplas Contextualizações; Problematização como Estímulo de Participação. Consideramos que a partir da prática foi possível compreender a importância das Metodologias Alternativas para um ensino de Botânica mais prazeroso, crítico e significativo, além da importância da disciplina para a formação inicial de professores, uma vez que contribuiu para o desenvolvimento de concepção de um ensino que seja integrado, interdisciplinar e emancipatório.

    

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Paulo Antônio de Oliveira Temoteo
         
  • Marcelo Carbone Carneiro
      
  • Antonio Fernandes Nascimento Junior
     

Published

08-12-2020

Issue

Section

Full Article

How to Cite

TEMOTEO, Paulo Antônio de Oliveira; CARNEIRO, Marcelo Carbone; NASCIMENTO JUNIOR, Antonio Fernandes. Arte, História e Ciência no Ensino do Conceito de Classificação Botânica. Electronic Journal "Fórum Ambiental da Alta Paulista", [S. l.], v. 16, n. 5, 2020. DOI: 10.17271/1980082716520202658. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/forum_ambiental/article/view/2658. Acesso em: 13 jan. 2025.