PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE PRODUTORES RURAIS E CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE ALGUMAS PROPRIEDADES AGRÍCOLAS DA REGIÃO DE BAURU-SP. ( DADOS PARCIAIS )

Authors

  • Amauri Cassio Prudente Junior
  • Sérgio Luis de Carvalho
  • Elizete Aparecida Checon Freitas Lima

DOI:

https://doi.org/10.17271/19800827962013478

Abstract

Resumo: Este trabalho tem como objetivo avaliar as condições ambientais de algumas propriedades rurais da região de Bauru - SP e de que maneira os problemas ambientais são percebidos pelos produtores rurais. Foi elaborado um questionário a partir do qual foram realizadas 30 entrevistas, com questões que detectaram a existência de degradação ambiental e a necessidade de um maior investimento na educação ambiental no meio rural da região de Bauru. Este questionário abordou temas referentes ao manejo e conservação do solo, uso de defensivos agrícolas, quais equipamentos de proteção são utilizados e se houve casos de contaminação, destino do lixo e do esgoto, tipos de adubos e a importância da análise do solo, importância da mata ciliar e fontes de água e seu tratamento. O trabalho demonstra que tem que haver uma maior fiscalização nas propriedades, pois embora muitos proprietários demonstrem alguma percepção dos problemas ambientais, os conhecimentos não são aplicados em suas propriedades. Além disso são necessários  investimentos em programas de educação ambiental pelos órgãos públicos sobre o quão importante é a preservação  mostrando que todas as medidas estão diretamente ligadas a uma boa produção

 

Palavras-Chave: Educação Ambiental. Degradação Ambiental. Conscientização ambiental.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Published

10-11-2013

How to Cite

CASSIO PRUDENTE JUNIOR, Amauri; LUIS DE CARVALHO, Sérgio; CHECON FREITAS LIMA, Elizete Aparecida. PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE PRODUTORES RURAIS E CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE ALGUMAS PROPRIEDADES AGRÍCOLAS DA REGIÃO DE BAURU-SP. ( DADOS PARCIAIS ). Electronic Journal "Fórum Ambiental da Alta Paulista", [S. l.], v. 9, n. 6, 2013. DOI: 10.17271/19800827962013478. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/forum_ambiental/article/view/478. Acesso em: 23 feb. 2025.