CONSTRUINDO CONHECIMENTOS EM SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NO PONTAL DO PARANAPANEMA, SP.
DOI:
https://doi.org/10.17271/19800827962013481Abstract
RESUMO: Este trabalho teve como objetivos identificar as contribuições que o projeto “Construção Coletiva de Conhecimentos para a Sustentabilidade Socioambiental do Pontal do Paranapanema”, propiciou para o enriquecimento de saberes e práticas na área socioambiental junto a diferentes atores sociais na região do Pontal do Paranapanema, extremo oeste do Estado de São Paulo. Utilizou-se no desenvolvimento deste estudo a adoção de processos contemplando avaliações qualitativas e quantitativas nos quais os dados foram obtidos por diversos instrumentos de coleta, incluindo questionários, observações diretas, registros de solicitações e depoimentos. O estudo foi pautado nos referenciais teóricos da abordagem participativa e da pesquisa-ação, adotados no desenvolvimento das atividades sócio-educativas do projeto e realizado junto a 04 municípios inseridos na Bacia hidrográfica do Pontal do Paranapanema. Os públicos alvos abordados neste estudo incluíram estudantes, professores, gestores de ensino e comunidade em geral. Os resultados indicam que o projeto contribuiu para os processos de construção coletivas de saberes e práticas socioambientais junto a alunos, professores e membros da comunidade local e constitui-se num modelo de estratégia educacional facilitadora para a construção de espaços e oportunidades de aprendizagens coletivas na área socioambiental. Os resultados indicam também que as estratégias sócio-educativas adotadas pelo projeto junto aos seus públicos alvos, contribuíram para ampliar a prática da temática socioambiental dentro e fora das salas de aulas e maior integração entre sociedade e tomadores de decisões locais.
PALAVRAS-CHAVES: Educação ambiental. Sustentabilidade socioambiental. Aprendizagens coletivas.