Arte, História e Ciência no Ensino do Conceito de Classificação Botânica

Authors

  • Paulo Antônio de Oliveira Temoteo
  • Marcelo Carbone Carneiro
  • Antonio Fernandes Nascimento Junior

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082716520202658

Abstract

 

Este trabalho tem como objetivo analisar uma metodologia criada no âmbito da disciplina eletiva de Metodologia do Ensino de Botânica, ofertada no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Lavras, buscando entender como as metodologias alternativas ao modelo tradicional de ensino colaboram pra construção de conhecimentos no âmbito da Botânica, com aproximações interdisciplinares, e como a disciplina colaborou no processo de formação inicial de professores. A prática teve como objetivo ensinar conceitos introdutórios de Classificação Botânica, fundamentando-se em no diálogo e problematização de pinturas, plantas e flores de plástico em uma perspectiva interdisciplinar entre arte, ciência e história. Para analisar a prática, no âmbito da Pesquisa Qualitativa, foi utilizada a Análise de Conteúdo por categorias a posteriori. As 4 categorias desenvolvidas foram: Arte, Ciência e Ensino; Pinturas, Vegetais e Flores de Plástico: Aprendizado e Encantamento; A Importância das Múltiplas Contextualizações; Problematização como Estímulo de Participação. Consideramos que a partir da prática foi possível compreender a importância das Metodologias Alternativas para um ensino de Botânica mais prazeroso, crítico e significativo, além da importância da disciplina para a formação inicial de professores, uma vez que contribuiu para o desenvolvimento de concepção de um ensino que seja integrado, interdisciplinar e emancipatório.

    

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Paulo Antônio de Oliveira Temoteo

     

Marcelo Carbone Carneiro

  

Antonio Fernandes Nascimento Junior

 

Published

08-12-2020

How to Cite

Temoteo, P. A. de O., Carneiro, M. C., & Nascimento Junior, A. F. (2020). Arte, História e Ciência no Ensino do Conceito de Classificação Botânica. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental Da Alta Paulista, 16(5). https://doi.org/10.17271/1980082716520202658

Issue

Section

Complete Article

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 4 > >>