As ideias de bioma, biodiversidade, flora e fauna a partir da carta de Pero Vaz de Caminha: uma pratica interdisciplinar entre literatura, biologia, geografia e cultura na formação inicial e continuada de professores

Autores/as

  • Camila Oliveira Lourenço
  • Antonio Fernandes Nascimento Junior

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082716220202322

Resumen

Este trabalho relata uma atividade desenvolvida no ano de 2017 com estudantes em processo de formação inicial e professores em formação continuada integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Biologia. A atividade teve como objetivo compreender qual o diálogo existente entre a literatura e o Ensino de Ciências. Para a compreensão deste diálogo foi realizado um minicurso na Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras- MG utilizando a carta de Pero Vaz de Caminha. Após o desenvolvimento da atividade foi pedido para que os participantes discutissem em forma de relato sobre o diálogo existente entre a carta de Pero Vaz de Caminha e o Ensino de Ciências. Posteriormente, os relatos foram analisados por meio da pesquisa qualitativa, análise de conteúdo e categorização das falas. Por meio da análise pode-se identificar temas marcantes nas falas dos participantes envolvendo as questões biológicas, questões pedagógicas e questões culturais que permeiam a carta. Portanto, pode-se concluir a importância da construção de práticas e atividades que atuem no processo de formação de professores a fim de promover uma formação com uma visão holística acerca dos conteúdos que permeiam as diversas áreas do conhecimento. Percebeu-se a relevância da carta como meio para trabalhar as diversas áreas do conhecimento de forma interdisciplinar. Pode-se identificar uma perspectiva transversal, uma vez que a carta apresenta elementos que caracterizavam a cultura indígena. Além disso, percebe-se o documento como recurso interessante, pois promove uma interpretação da natureza, a qual podemos partir para abordar os conhecimentos científicos. PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Ciências. Interdisciplinaridade. Formação de professores.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2020-03-29

Número

Sección

Full Article

Cómo citar

LOURENÇO, Camila Oliveira; NASCIMENTO JUNIOR, Antonio Fernandes. As ideias de bioma, biodiversidade, flora e fauna a partir da carta de Pero Vaz de Caminha: uma pratica interdisciplinar entre literatura, biologia, geografia e cultura na formação inicial e continuada de professores. Electronic Journal "Fórum Ambiental da Alta Paulista", [S. l.], v. 16, n. 2, 2020. DOI: 10.17271/1980082716220202322. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/forum_ambiental/article/view/2322. Acesso em: 19 dec. 2024.