Diálogos entre a Mídia e a Educação Ambiental Crítica a partir do filme ‘A Síndrome da China’ em uma Experiencia de Formação Docente
DOI:
https://doi.org/10.17271/1980082714420181946Resumo
O presente trabalho relata, analisa e discute a experiencia educativa, realizada na Universidade Federal de Lavras, do minicurso de nome “Educação Ambiental Crítica”, que teve como meio potencializador de discussões o filme comercial americano “A Síndrome da China”. O minicurso se deu, além da exibição do filme, com a discussão de questões como, os interesses da mídia e seu papel na sociedade capitalista e propôs diálogos a respeito da superação desse modelo de produção. Avaliando o minicurso por meio de avaliações escritas e o analisando por meio da análise de conteúdo temática, foram construídas cinco categorias que versam sobre temas como, a natureza da educação ambiental crítica, a metodologia do minicurso e sua importância para a formação de professores, as relações entre mídia e capital e diálogos entre os conceitos de realidade, notícia e verdade. Constatando com este trabalho, que a compreensão histórico-crítica da mídia possibilitada pelo minicurso foi de grande importância para a formação de seus participantes, principalmente daqueles que já são educadores ou estão em formação tendo em vista que estes são os principais agentes da educação ambiental. PALAVRAS-CHAVE: Cinema. Socioambientalismo. Ideologia.Downloads
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Publicado
23-12-2018
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
CORTEZ, Marco Túlio Jorge; TEMOTEO, Paulo Antônio de Oliveira; NASCIMENTO JUNIOR, Antonio Fernandes. Diálogos entre a Mídia e a Educação Ambiental Crítica a partir do filme ‘A Síndrome da China’ em uma Experiencia de Formação Docente. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S. l.], v. 14, n. 4, 2018. DOI: 10.17271/1980082714420181946. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/forum_ambiental/article/view/1946. Acesso em: 21 dez. 2024.