Análise das Questões Ambientais nos Livros Didáticos de Geografia do Ensino Fundamental II em 2019
DOI:
https://doi.org/10.17271/1980082716720202679Resumo
Com o intuito de entender como as questões ambientais estão sendo abordadas pelos livros didáticos de Geografia no ano de 2019, essa pesquisa tem o objetivo de analisar, como alguns conteúdos foram abordados de acordo com a BNCC - Base Nacional Comum Curricular. Para essa análise, utilizou-se a metodologia de Pinto e Mariano (2018) que pontuam a presença de conteúdos em livros didáticos, por meio de uma ficha de avaliação. A coleção Expedições Geográficas - Ensino Fundamental II dos autores Melhen Adas e Sergio Adas foi utilizada para essa análise e os resultados apontaram que, os quatro volumes da obra estão bem fundamentados e estruturados por meio de textos, figuras e infográficos. Observou-se por meio da metodologia empregada que alguns conceitos importantes das questões ambientais, não são indicados, como o termo Educação Ambiental, e também, no volume do 8º ano, apenas o termo Desmatamento é abordado, ficando de fora outros termos de considerável importância na discussão ambiental.