Análise das Questões Ambientais nos Livros Didáticos de Geografia do Ensino Fundamental II em 2019

Autores

  • Mário Marcio Geminiano
  • Arlinda Montalvão de Oliveira
  • Patricia Helena Mirandola Garcia

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082716720202679

Resumo

 

Com o intuito de entender como as questões ambientais estão sendo abordadas pelos livros didáticos de Geografia no ano de 2019, essa pesquisa tem o objetivo de analisar, como alguns conteúdos foram abordados de acordo com a BNCC - Base Nacional Comum Curricular. Para essa análise, utilizou-se a metodologia de Pinto e Mariano (2018) que pontuam a presença de conteúdos em livros didáticos, por meio de uma ficha de avaliação. A coleção Expedições Geográficas - Ensino Fundamental II dos autores Melhen Adas e Sergio Adas foi utilizada para essa análise e os resultados apontaram que, os quatro volumes da obra estão bem fundamentados e estruturados por meio de textos, figuras e infográficos. Observou-se por meio da metodologia empregada que alguns conceitos importantes das questões ambientais, não são indicados, como o termo Educação Ambiental, e também, no volume do 8º ano, apenas o termo Desmatamento é abordado, ficando de fora outros termos de considerável importância na discussão ambiental.

   

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mário Marcio Geminiano
        
  • Arlinda Montalvão de Oliveira
      
  • Patricia Helena Mirandola Garcia
     

Downloads

Publicado

08-12-2020

Edição

Seção

Artigo Completo

Como Citar

GEMINIANO, Mário Marcio; OLIVEIRA, Arlinda Montalvão de; GARCIA, Patricia Helena Mirandola. Análise das Questões Ambientais nos Livros Didáticos de Geografia do Ensino Fundamental II em 2019. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S. l.], v. 16, n. 7, 2020. DOI: 10.17271/1980082716720202679. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/forum_ambiental/article/view/2679. Acesso em: 3 jan. 2025.