Reutilização de resíduos sólidos têxteis como suporte para fotocatalisadores para o tratamento efluentes contendo corantes

Autores

  • Jaqueline Elisabete Campelo Savoia Mestranda, UTFPR, Brazil.
  • Rubiane Ganascim Marques Professora Doutora, UTFPR, Brazil.
  • Valquíria Aparecida dos Santos Ribeiro Professora Doutora, UTFPR, Brazil.

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082720220244202

Resumo

Os processos industriais têxteis geram grandes volumes de resíduos durante todo o processo produtivo, desses, grande quantidade dos resíduos sólidos não são reaproveitados e/ou reciclados sendo descartados de forma irregular. Além dos resíduos sólidos, também são gerados os efluentes provenientes das etapas do beneficiamento/acabamento têxtil, os quais apresentam difícil degradação devido a presença de contaminantes complexos e recalcitrantes. Esses efluentes possuem contaminantes como os corantes, e auxiliares de tingimento que que têm difícil degradação quando tratados por métodos convencionais; uma alternativa para solucionar os problemas é a utilização de Processos Oxidativos Avançados (POAs). A fotocatálise heterogênea, é um POA que utiliza radiação ultravioleta na presença de um catalisador para gerar radicais hidroxila capazes de degradar compostos, incluindo os corantes têxteis. A fotocatálise é um método promissor para ser aplicado industrialmente, porém, um fator impeditivo é a recuperação do catalisador em meio líquido. Faz-se necessário buscar diferentes tipos de suporte para a imobilização desses catalisadores. Considerando a quantidade de resíduos sólidos gerados nas indústrias têxteis, propõe-se o uso de retalhos de tecido como suporte, trazendo benefícios na reutilização e facilitando o processo fotocatalítico. O presente trabalho apresenta a imobilização de catalisadores (TiO2 /CeO2), em retalhos de tecidos sintéticos utilizando um soprador industrial, aplicado à fotocatálise heterogênea, na promoção de uma solução eficiente e sustentável para a remoção de corantes. Foram avaliados os efeitos da impregnação em diferentes retalhos de tecido, variando o pH, e obtendo resultados positivos para a fotocatalise do corante comercial azul royal TIAFIX MER em 60% de remoção de cor, viabilizando o uso do catalisador imobilizado sem a necessidade dos processos de separação.  

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

15-05-2024

Como Citar

SAVOIA, Jaqueline Elisabete Campelo; MARQUES, Rubiane Ganascim; RIBEIRO, Valquíria Aparecida dos Santos. Reutilização de resíduos sólidos têxteis como suporte para fotocatalisadores para o tratamento efluentes contendo corantes. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S. l.], v. 20, n. 2, 2024. DOI: 10.17271/1980082720220244202. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/forum_ambiental/article/view/4202. Acesso em: 23 fev. 2025.