Observatório de cidades inteligentes e sustentáveis: um estudo de implantação para a Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá-MT

Autores

  • Angelo Palmisano Professor Doutor, UNIVAG, Brasil
  • Jeane Aparecida Rombi de Godoy Professora Doutora, UNIVAG, Brasil.
  • Rosana Lia Ravache Professora Doutora, UNIVAG, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082719420234369

Palavras-chave:

Observatório de Cidades, Cidades Inteligentes e Sustentáveis, RMVRC/MT

Resumo

Observatórios de cidades vêm despertando interesse de vários municípios dada a capacidade que possuem de fornecer informações das mais diversas naturezas que podem contribuir substancialmente com o planejamento das cidades. O objetivo desta pesquisa está centrado na apresentação de um conjunto de informações que podem ser produzidas por um observatório de cidades inteligentes e sustentáveis, num estudo concentrado na Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá, estado de Mato Grosso (RMVRC/MT) a qual apresenta características que justificam sua implantação. A metodologia empregada se caracteriza por uma abordagem qualitativa, com objetivos exploratórios, cujos procedimentos técnicos envolveram levantamentos bibliográficos, documentais e censitários. A relevância deste estudo se dá pelas possibilidades objetivas de implantação de um Observatório que, adicionalmente a produção de novos conhecimentos, pode contribuir sobremaneira na formulação de políticas públicas assertivas. As contribuições sociais, ambientais e de governança pública se apresentam em função do estabelecimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), e das variantes que possuem, como ponto central desta pesquisa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

05-12-2023

Como Citar

PALMISANO, Angelo; GODOY, Jeane Aparecida Rombi de; RAVACHE, Rosana Lia. Observatório de cidades inteligentes e sustentáveis: um estudo de implantação para a Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá-MT. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S. l.], v. 19, n. 4, 2023. DOI: 10.17271/1980082719420234369. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/forum_ambiental/article/view/4369. Acesso em: 6 jan. 2025.