FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA TRABALHO COM EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM SUPORTE NAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: UMA PROPOSTA PARA COMPOSIÇÃO DE PLANOS MUNICIPAIS DE SANEAMENTO
DOI:
https://doi.org/10.17271/19800827962013479Resumo
RESUMO: O presente estudo é parte do Plano Municipal de Saneamento desenvolvido pelo NUCIPA-UFT para o Município de Taipas do Tocantins e foi desenvolvido a partir da reflexão: Como inserir questões ambientais locais e significativas nos currículos formais das Unidades Escolares das redes Municipais¿ O presente estudo apresentou como principal objetivo propor um curso de formação continuada para professores da Educação Básica articulando a Educação Ambiental, enquanto conteúdo transdisciplinar e um projeto que já vem sendo desenvolvido no Município, o PROUCA-TO. A metodologia proposta objetiva a formação de professores para uso pedagógico de tecnologias a partir da vivência prática da interdisciplinaridade em trabalho articulado entre as questões ambientais localmente relevantes e significativas, conteúdos curriculares específicos de cada área do conhecimento e uso pedagógico de diferentes linguagens mediatizado pelo uso do computador. Para o desenvolvimento desse projeto propõe-se que haja o trabalho de equipe multidisciplinar, para tanto, propõe-se que o poder público local faça parcerias com Institutos de Ciências e Tecnologia, Núcleos de Pesquisa ou com Universidades.
.
PALAVRAS – CHAVE: Educação Ambiental. Formação de professores para uso pedagógico de tecnologias. Plano Municipal de Saneamento Básico.