EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA CONEXÃO NECESSÁRIA PARA A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA
DOI:
https://doi.org/10.17271/19800827962013482Resumo
RESUMO: O presente artigo aborda a Educação Ambiental na Educação de Jovens e Adultos como possibilidade para a formação da cidadania. Trata-se de um estudo descritivo baseado em estudos já publicados e em literatura específica da área. Destaca a metodologia de Paulo Freire no processo da alfabetização de Adultos, enfatiza as seguintes categorias: dialocidade, ética, participação, conscientização e libertação. Aponta para o uso de metodologias interdisciplinares para a prática de educação ambiental na Educação de Jovens e Adultos. Apresenta como um bom exemplo de metodologia interdisciplinar “As Toadas do Boi-Bumbá de Parintins” como possibilidades para se trabalhar a sustentabilidade ambiental começando a partir da realidade local. Reflete sobre as políticas públicas da Educação de Jovens e Adultos, considera que esta modalidade de ensino precisa de investimentos para a formação de professores, sobretudo no que tange as metodologias específicas voltadas a essa modalidade de ensino.
Palavras-chave: Educação Ambiental. Educação de Jovens e Adultos. Cidadania.