Paisagens fragmentadas: aspectos do processo de transformações da estrutura da paisagem na Bacia do Alto Rio Cuiabá (1985 e 2022)
DOI:
https://doi.org/10.17271/1980082720320245036Palavras-chave:
Análise da paisagem, Baia do Alto Rio Cuiabá, Estrutura da paisagemResumo
A Bacia do Alto Rio Cuiabá (BARC) compreende uma importante fonte para o fornecimento de água da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá e passou por grandes transformações no período compreendido entre os anos de 1985 e 2022, em especial a conversão do uso e ocupação do solo para atividades de caráter antrópico. Representa de forma contundente o modelo de ocupação adotado na porção mais ocidental do Cerrado Brasileiro e concomitantemente um polo por onde se disseminou a ocupação da Floresta Amazônica, em especial a região Norte do Estado de Mato Grosso. Este artigo tem por objetivo analisar as mudanças ocorridas na BARC ao fazer uma análise comparativa entre o mapa da série MapBiomas coleção 8 do início e do fim da série histórica disponível (1985-2022), através da comparação métrica da diversidade da estrutura da paisagem utilizando-se de programas baseados em Sistemas de Informações Geográficas (SIG). Os objetivos específicos compreendem a elaboração de mapas temáticos contendo as classes de uso e ocupação do solo em imagem raster e a avaliação das métricas da paisagem utilizando-se o software Fragstats©. Para isso foram efetuadas análises das métricas com a utilização do programa Fragstats© sobre as imagens raster da BARC. Por fim concluiu-se que ocorreu um processo de conversão de formações Florestais e Savânicas que foram substituídas por culturas agrícolas e a expansão de áreas urbanizadas, alterando a composição da estrutura de paisagem através do processo de fragmentação e retalhamento das manchas naturais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.