Resíduos eletroeletrônicos: um problema logístico, ambiental ou educacional?
DOI:
https://doi.org/10.17271/1980082720320245141Palavras-chave:
E-lixo, Logística Reversa, Educação AmbientalResumo
Diante da expansão global do consumo de eletroeletrônicos, aliada à obsolescência de dispositivos, o descarte de resíduos eletroeletrônicos (REEE) torna-se um problema urgente. Assim, este trabalho buscou descrever a inter-relação entre REEE, logística reversa e educação ambiental escolar, visando ampliar as possibilidades de gerenciamento sustentável de REEE. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica, buscando artigos científicos e instrumentos legais e normativos. Os resultados apontam que o crescimento rápido e o descarte inadequado de REEE causam problemas socioambientais de grande envergadura. Além disso, o sistema de logística reversa enfrenta desafios na coleta de REEE no Brasil, devido à falta de conhecimento e conscientização da população. A educação ambiental escolar surge como uma importante aliada na formação de indivíduos mais conscientes e responsáveis, oferecendo soluções para problemas de ordem socioambiental. Os resultados dessa pesquisa têm uma contribuição significativa ao enfatizar a importância da integração da educação ambiental escolar com a gestão de lixo eletrônico como uma abordagem eficaz para promover o engajamento e a participação dos cidadãos na logística reversa. Quanto às contribuições sociais e ambientais, este estudo destaca a importância da educação ambiental escolar na formação cidadã e salienta as implicações positivas para o meio ambiente resultantes de uma gestão responsável de lixo eletrônico, contribuindo para a sustentabilidade ambiental e a redução dos impactos negativos do descarte inadequado desses resíduos.
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