OFICINA DE REUTILIZAÇÃO DE MATERIAIS: EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Letícia Aparecida Oliveira
  • André Maciel da Silva
  • Antonio Fernandes Nascimento Junior

DOI:

https://doi.org/10.17271/198008271062014811

Palavras-chave:

Educação ambiental crítica, Reutilização de materiais, Formação de professores

Resumo

O presente trabalho visa apresentar uma proposta de oficina pedagógica de educação ambiental, focada na reutilização de materiais e que estimule aos participantes uma abordagem crítica do tema. A oficina consiste, inicialmente, de discussões acerca dos problemas ambientais relacionados à produção e descarte indevido de lixo, além do consumismo, bem como sua ligação com a superprodução de lixo. A discussão busca tratar ainda, dos impactos causados pelo lixo à vida das pessoas, sejam eles diretamente ligados aos seres humanos, à saúde pública, à biodiversidade ou até mesmo às relações que os seres humanos tem com a natureza em geral, principalmente no que diz respeito às interações com o ambiente e os recursos naturais como um todo. Para subsidiar as discussões, os mediadores exibiram imagens que mostravam o descarte desenfreado de lixo e um pequeno vídeo que trata dos processos pelos quais os produtos passam durante o ciclo de produção. A atividade contou ainda com a elaboração de dois teatros de fantoches, produzidos através de materiais reutilizáveis. A atividade ocorreu durante a “Semana dos Museus”, realizada no Museu de História Natural (MHN) da Universidade Federal de Lavras, MG (UFLA). Os resultados obtidos indicam a importância da prática no ensino de educação ambiental, uma vez que, segundo os relatos recolhidos ao final da atividade, a mesma foi prazerosa, dinâmica e ao mesmo tempo produtiva e motivadora, por ter proporcionado aos participantes o exercício da visão crítica sobre a educação ambiental de uma forma mais agradável e dinâmica.

 

PALAVRAS-CHAVE: Educação ambiental crítica. Reutilização de materiais. Formação de professores.

 

WORKSHOP OF REUTILIZATION OF MATERIALS: CRITICAL ENVIRONMENTAL EDUCATION IN TEACHER FORMATION


ABSTRACT

This paper presents a proposal for a workshop for teaching environmental education focused on reuse of materials and encourages participants a critical approach to the subject. The workshop consists initially of discussions about environmental issues related to production and improper disposal of waste, as well as consumerism and its connection with the overproduction of trash. The discussion also aims to address impacts caused by waste in people's lives, whether directly related to humans, public health, biodiversity or even the relationship that humans have with nature in general, especially with regard to interactions with the environment and natural resources as a whole. To support the discussion, the mediators presented photos showing the rampant waste disposal and a short video that deals with the processes by which the products pass during the production cycle. The activity also included the development of two puppet theaters, produced with reusable materials. The activity took place during the "Semana dos Museus", held at the Museum of Natural History (MNH) of the Federal University of Lavras (UFLA). The results indicate the importance of practice in teaching environmental education, since, according to the reports collected at the end of the activity, it was enjoyable, dynamic, productive and motivating for giving participants the exercise of critical insight environmental education a more enjoyable and dynamic way.

 

KEY-WORDS: Critical environmental education. Reutilization of materials. Teacher formation.

 

TALLER PARA LA REUTILIZACIÓN DE MATERIALES: EDUCACIÓN AMBIENTAL CRÍTICA EN LA FORMACIÓN PEDAGÓGICA

 

RESUMEN

En este trabajo se presenta una propuesta de taller para la enseñanza de educación ambiental centrado en la reutilización de materiales y alienta a los participantes una aproximación crítica al tema. El taller consiste inicialmente en las discusiones acerca de las cuestiones ambientales relacionadas con la producción y la eliminación inadecuada de residuos, más allá del consumismo y su relación con la producción excesiva de basura. El debate también se trata de abordar, los impactos causados ​​por los residuos a la vida de las personas, ya sea directamente relacionados con los seres humanos, la salud pública, la biodiversidad o incluso la relación que los seres humanos tienen con la naturaleza en general, sobre todo en respecto a las interacciones con el medio ambiente y los recursos naturales en su conjunto. Para apoyar las discusiones, los mediadores exhibieron imágenes que muestran la rampante eliminación de residuos y un breve vídeo que se ocupa de los procesos por los que pasan los productos durante el ciclo de producción. La actividad también incluye el desarrollo de dos teatros de marionetas, elaborado con materiales reutilizables. La actividad se llevó a cabo durante el "Semana de los Museos", que tuvo lugar en el Museo de Historia Natural (MHN), de la Universidad Federal de Lavras - MG (UFLA). Los resultados indican la importancia de la práctica en la enseñanza de la educación ambiental, ya que, según los informes recogidos al final de la actividad, que era agradable, dinámico, productivo y motivador a la vez, proporcionando a los participantes el ejercicio de visión crítica de la educación ambiental de una manera más agradable y dinámico.

PALABRAS-CLAVE: Educación ambiental crítica. Reutilización de materiales. Formación pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

10-11-2014

Como Citar

Aparecida Oliveira, L., Maciel da Silva, A., & Fernandes Nascimento Junior, A. (2014). OFICINA DE REUTILIZAÇÃO DE MATERIAIS: EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental Da Alta Paulista, 10(6). https://doi.org/10.17271/198008271062014811

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)