ANÁLISE PERCEPTUAL DOS LOGOTIPOS DAS 10 PRINCIPAIS ONGS DE MEIO AMBIENTE DO BRASIL: UM ESTUDO NOS ATRIBUTOS DE ATRATIVIDADE E REPRESENTATIVIDADE

Authors

  • Vagner Sérgio Custódio
  • Maria Fernanda Sanchez Maturana
  • Fabio Luciano Violin

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082711420151251

Abstract

Logotipos possuem o objetivo de divulgar empresas, expondo a ideia embutida na sua concepção, para isto, o profissional criador precisa ter um pré-conhecimento da temática que será exibida, além de utilizar ferramentas atrativas e representativas. Análises perceptuais realizadas com o público-alvo podem ser elementos contribuintes nesta criação. Desta forma, este artigo teve o objetivo de realizar a análise em logotipos das 10 principais Organizações não governamentais ambientais brasileiras (ONGs), visto que, essas instituições são fundamentais na contribuição da educação ambiental para a minimização de impactos. Para isto, realizou-se testes psicofísicos escalares perceptuais de categoria e magnitude nos atributos atratividade e representatividade. Estes testes foram aplicados em 25 pessoas, sendo docentes e discentes do curso de bacharelado em Turismo da Universidade Estadual Paulista. Os logotipos foram retirados do website ambiental Ideias Green, no qual, elencou-se as seguintes ONGs: (1 – SOS Mata Atlântica; 2 - Recicloteca; 3 – Ecoa; 4 – Amazônia; 5 – Ecoar; 6 - Intituto Akatu; 7 - WWF Brasil; 8 - ISA; 9 – Greenpeace; 10 – Conservação Internacional Brasil). Os resultados finais que englobam todos os quesitos analisados mostraram que a ONG SOS Mata Atlântica teve a primeira colocação e a ONG Greenpeace a segunda. Conclui-se que, muitas pessoas não conhecem as diferenças dos termos analisados, além de que a percepção engloba elementos que vão além do que é visível nos logotipos, principalmente por serem influenciados por quesitos de um conhecimento anterior, comprovando assim a teoria inicial. Ou seja, os logotipos com melhores colocações são os mais conhecidos na temática ambiental.

PALAVRAS-CHAVE: Logotipos. ONGs. Meio Ambiente.

 

 

ANALYSIS OF PERCEPTUAL LOGOS OF TOP 10 NGOs MEDIA ENVIRONMENT BRAZIL : A STUDY IN ATTRACTIVENESS ATTRIBUTES AND STANDING

 

ABSTRACT

Logos have the objective of making companies, exposing the embedded idea in its design, for this professional creator must have a pre-knowledge of the subject that appears, besides using attractive and representative tools. Perceptual analysis performed with the target audience may be contributing elements in this creation. Thus, this article aimed to perform the analysis in logos of the top 10 Brazilian environmental non-governmental organizations (ONGs), since these institutions are fundamental in environmental education contribution to the minimization of impacts. For this, there was psychophysical tests scalar perceptual category and magnitude of the attributes attractiveness and representativeness. These tests were applied to 25 people, including teachers and students of the Bachelor in Tourism at the São Paulo State University. The logos were removed from the environmental website Green Ideas, in which the following are listed the ONGs: (1 – SOS Mata Atlântica; 2 - Recicloteca; 3 – Ecoa; 4 – Amazônia; 5 – Ecoar; 6 - Intituto Akatu; 7 - WWF Brasil; 8 - ISA; 9 – Greenpeace; 10 – Conservação Internacional Brasil). The final results that include all items analyzed showed that the SOS Mata Atlântica ONG had first place and the ONG Greenpeace second. In conclusion, many people do not know the differences of the terms analyzed, and that perception encompasses elements that go beyond what is visible on the logos, mainly being influenced by questions of prior knowledge, thus proving the initial theory. Ie logos with better placements are the best known in environmental issues.

KEYWORDS: Logos. ONGs. Environment.

 

ANÁLISIS DE PERCEPTUAL LOGOS DE TOP 10 ONG MEDIA AMBIENTE -BRASIL: UN ESTUDIO EN ATRACTIVO ATRIBUTOS Y PERMANENTE

 

 

 

RESUMEN

Logos tienen el objetivo de hacer de las empresas, la exposición de la idea incrustada en su diseño, para este creador profesional debe tener un conocimiento previo del sujeto que aparece, además de utilizar herramientas atractivas y representativas. Análisis perceptual realizado con el público objetivo puede estar contribuyendo elementos en esta creación. Por lo tanto, este artículo apunta a realizar el análisis en los logos de los 10 principales organizaciones brasileñas ambientales no gubernamentales (ONG), ya que estas instituciones son fundamentales en la contribución de la educación ambiental a la minimización de los impactos. Por esto, no había pruebas psicofísicas escalares categoría perceptual y la magnitud de los atractivos atributos y representatividad. Estas pruebas se aplicaron a 25 personas, entre profesores y alumnos de la Licenciatura en Turismo en la Universidad Estadual Paulista. Los logotipos fueron retirados de las Ideas Verdes sitio web del medio ambiente, en los que los siguientes se enumeran las ONG: (1 – SOS Mata Atlântica; 2 - Recicloteca; 3 – Ecoa; 4 – Amazônia; 5 – Ecoar; 6 - Intituto Akatu; 7 - WWF Brasil; 8 - ISA; 9 – Greenpeace; 10 – Conservação Internacional Brasil)Los resultados finales, que incluyen todos los elementos analizados mostraron que el Bosque Atlántico ONG SOS tuvo el primer lugar y el segundo ONG Greenpeace. En conclusión, muchas personas no conocen las diferencias de los términos analizados, y que la percepción abarca elementos que van más allá de lo que es visible en los logos, principalmente siendo influenciado por cuestiones de conocimiento previo, lo que demuestra la teoría inicial. Logotipos Ie con mejores ubicaciones son las más conocidas en el tema ambiental.

PALABRAS-CLAVE: Logos. ONG. Medio Ambiente.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Published

10-11-2015

How to Cite

Custódio, V. S., Maturana, M. F. S., & Violin, F. L. (2015). ANÁLISE PERCEPTUAL DOS LOGOTIPOS DAS 10 PRINCIPAIS ONGS DE MEIO AMBIENTE DO BRASIL: UM ESTUDO NOS ATRIBUTOS DE ATRATIVIDADE E REPRESENTATIVIDADE. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental Da Alta Paulista, 11(4). https://doi.org/10.17271/1980082711420151251