EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM MUSEUS E ACERVOS DE CIÊNCIAS NATURAIS

Authors

  • Graziella Plaça Orosco de Souza
  • Angelita de Almeida Oliveira Lima
  • Antonio Fluminhan Junior

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082711420151288

Abstract

O presente artigo descreve as estratégias adotadas por uma universidade para a constituição de um espaço destinado ao desenvolvimento de atividades relacionadas à Educação Ambiental. Foram utilizadas ações integrando coordenações de cursos, docentes, acadêmicos e funcionários, com o propósito de viabilizar a criação do Acervo Educacional de Ciências Naturais – AECIN da Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE. Estudos para a implantação do AECIN foram iniciados a partir da demanda existente no Curso de Ciências Biológicas e, posteriormente, em outros cursos das Ciências Agrárias e Engenharias. Foi utilizada uma abordagem metodológica qualitativa como norteadora do levantamento de estratégias para a Educação Ambiental nas esferas mundial e nacional. Em adição, foi realizada uma análise documental visando ao entendimento das metodologias usualmente empregadas para a Educação Ambiental em museus e acervos de Ciências Naturais. Também foram realizadas pesquisas através de questionários aplicados aos visitantes de suas coleções, e que constituem o banco de dados do AECIN. Constata-se que o AECIN representa uma importante iniciativa de Educação Ambiental, uma vez que beneficia públicos variados de diversos municípios da região Oeste Paulista e, em especial, crianças e jovens matriculados desde o ensino fundamental ao superior. Além disto, o AECIN promove ações de ensino, pesquisa e extensão, sendo que as visitas monitoradas à sua coleção permanente totalizaram 2.229 visitantes no período de 2008 a 2014. Neste mesmo período, um total de 14.607 visitantes foram recebidos pelas suas exposições itinerantes. Estes números expressam a relevância deste ambiente para o desenvolvimento de ações que favoreçam o ensino das questões ambientais a todos os níveis educacionais.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Ambiental, Acervo Educacional de Ciências Naturais, Preservação Ambiental.

 

 

ENVIRONMENTAL EDUCATION IN MUSEUMS AND COLLECTIONS OF NATURAL SCIENCES

 

 

ABSTRACT

This article describes the strategies adopted by a university to create a space for the development of activities related to environmental education. Activities involved the integration of coordination of courses, teachers, academics and staff in order to enable the launching of the Educational Collection of Natural Sciences - AECIN by the University of Western São Paulo - UNOESTE. Studies for the implementation of AECIN started from the existing demand in the Biological Sciences course and later in other courses of Agricultural Sciences and Engineering. A qualitative methodological approach performed for the review of strategies for Environmental Education in global and national levels. In addition, a documentary analysis took place with the purpose of understanding the methodologies usually employed for Environmental Education in museums and collections of Natural Sciences. Surveys also conducted from questionnaires given to the visitors of AECIN collections, which constitute the AECIN database. It could be observed that the AECIN plays an important role for Environmental Education, since it benefits varied people from several municipalities of the Western São Paulo region and, in particular children and youth enrolled from primary school to university. In addition, the AECIN promotes educational, research and extension actions, and the guided visits to its permanent collection totaled 2,229 visitors from 2008 to 2014. In the same period, up to 14,607 visitors have been registered by its traveling exhibitions. These figures express the importance of this space for the development of actions that promote the teaching of environmental issues at all educational levels.

KEYWORDS: Environmental Education, Educational Collection of Natural Sciences, Environmental Preservation.

 

 

EDUCACIÓN AMBIENTAL EN MUSEOS Y COLECCIONES DE CIENCIAS NATURALES

 

RESUMEN

Este artículo describe las estrategias adoptadas por una universidad para formar un espacio para el desarrollo de actividades relacionadas con la Educación Ambiental. Las acciones incluyeron la integración de la coordinación de cursos, profesores, académicos y personal con el fin de permitir la creación de la Colección Educacional de las Ciencias Naturales - AECIN en la Universidad del Oeste Paulista - UNOESTE. Estudios para la implementación de AECIN se iniciaron a partir de la demanda existente en el Curso de Ciencias Biológicas y más tarde en otros cursos de Ciencias Agrícolas y Ingeniería. Se utilizó un enfoque metodológico cualitativo como orientar las buscas por estrategias para la Educación Ambiental en los niveles mundial y nacional. Además, se llevó a cabo el análisis documental dirigido a la comprensión de las metodologías empleadas habitualmente para la Educación Ambiental en museos y colecciones de Ciencias Naturales. También se llevaron a cabo las investigaciones a través de cuestionarios dados a los visitantes de sus colecciones, que constituyen la base de datos de AECIN. Parece ser que el AECIN es una iniciativa importante para la Educación Ambiental, ya que beneficia variado público de varios municipios de la región Oeste Paulista y en particular los niños y jóvenes matriculados en la escuela primaria hasta la universidad. Además, el AECIN promueve acciones educativas, de investigación y extensión, y las visitas guiadas a la colección permanente tiene totalizados 2.229 visitantes entre 2008 y 2014. En el mismo período, se recibieron un total de 14.607 visitantes por sus exposiciones itinerantes. Estas cifras expresan la importancia de este espacio para el desarrollo de acciones que promuevan la enseñanza de las cuestiones ambientales en todos los niveles educativos.PALABRAS CLAVE: Educación Ambiental, Colección Educacional de las Ciencias Naturales, Conservación del Medio Ambiente.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Published

19-11-2015

How to Cite

Souza, G. P. O. de, Lima, A. de A. O., & Junior, A. F. (2015). EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM MUSEUS E ACERVOS DE CIÊNCIAS NATURAIS. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental Da Alta Paulista, 11(4). https://doi.org/10.17271/1980082711420151288