Medicina alternativa resguardada na memória dos sujeitos entrelaçada com o ensino da química na escola

Autores

  • Afonso Abreu Coutinho
  • Thiago Beirigo Lopes
  • Marcelo Franco Leão

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082713820171733

Resumo

Nesse estudo, de caráter científico e pedagógico, foi enfatizada a participação ativa dos estudantes durante o processo de aprendizagem, quanto a tomada de decisão como condição para a construção de conhecimentos. Partindo dessa perspectiva, em que a participação e envolvimento dos estudantes é determinante para se obter sucesso, é que desenvolvemos essa prática pedagógica baseada na aprendizagem significativa e que utiliza a pesquisa como estratégia de estudo. A proposta foi desenvolver um levantamento etnobotânico de plantas com usos terapêuticos no município de Porto Alegre do Norte-MT, estimar a diversidade de espécies usadas, suas funções e estrutura química. Para coletar dados, os estudantes do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual 13 de Maio, entrevistaram 18 pessoas adultas de ambos os sexos, buscando se entender o modo de utilização de forma sistêmica, suas formas de preparo, consumo e indicação. Identificaram-se 66 espécies, pertencentes a 26 famílias. Das quais foram selecionadas 10 ervas mais utilizadas, com a finalidade de estudar a sua estrutura química e suas funções. Os resultados mostram que as práticas e saberes culturais relacionados com a utilização de plantas medicinais ainda podem ser encontrados nesse município. Sendo assim, é de grande importância a integração de estudos que dimensionem o potencial de uso de plantas medicinais do cerrado, visando a formulação de práticas que conservem este bioma. PALAVRAS-CHAVE: Plantas medicinais. Estrutura química. Aprendizagem significativa. Medicina popular.

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Publicado

19-12-2017

Como Citar

Coutinho, A. A., Lopes, T. B., & Leão, M. F. (2017). Medicina alternativa resguardada na memória dos sujeitos entrelaçada com o ensino da química na escola. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental Da Alta Paulista, 13(8). https://doi.org/10.17271/1980082713820171733

Edição

Seção

Artigo Completo