Medicina alternativa resguardada na memória dos sujeitos entrelaçada com o ensino da química na escola
DOI:
https://doi.org/10.17271/1980082713820171733Abstract
Nesse estudo, de caráter científico e pedagógico, foi enfatizada a participação ativa dos estudantes durante o processo de aprendizagem, quanto a tomada de decisão como condição para a construção de conhecimentos. Partindo dessa perspectiva, em que a participação e envolvimento dos estudantes é determinante para se obter sucesso, é que desenvolvemos essa prática pedagógica baseada na aprendizagem significativa e que utiliza a pesquisa como estratégia de estudo. A proposta foi desenvolver um levantamento etnobotânico de plantas com usos terapêuticos no município de Porto Alegre do Norte-MT, estimar a diversidade de espécies usadas, suas funções e estrutura química. Para coletar dados, os estudantes do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual 13 de Maio, entrevistaram 18 pessoas adultas de ambos os sexos, buscando se entender o modo de utilização de forma sistêmica, suas formas de preparo, consumo e indicação. Identificaram-se 66 espécies, pertencentes a 26 famílias. Das quais foram selecionadas 10 ervas mais utilizadas, com a finalidade de estudar a sua estrutura química e suas funções. Os resultados mostram que as práticas e saberes culturais relacionados com a utilização de plantas medicinais ainda podem ser encontrados nesse município. Sendo assim, é de grande importância a integração de estudos que dimensionem o potencial de uso de plantas medicinais do cerrado, visando a formulação de práticas que conservem este bioma. PALAVRAS-CHAVE: Plantas medicinais. Estrutura química. Aprendizagem significativa. Medicina popular.Downloads
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Published
19-12-2017
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Full Article
How to Cite
COUTINHO, Afonso Abreu; LOPES, Thiago Beirigo; LEÃO, Marcelo Franco. Medicina alternativa resguardada na memória dos sujeitos entrelaçada com o ensino da química na escola. Electronic Journal "Fórum Ambiental da Alta Paulista", [S. l.], v. 13, n. 8, 2017. DOI: 10.17271/1980082713820171733. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/forum_ambiental/article/view/1733. Acesso em: 8 nov. 2024.