Bases teóricas para a compreensão do trabalho de campo como metodologia de ensino da Geografia e Educação Ambiental

Autores

  • Rita Denize de Oliveira
  • José Augusto Lopes da Silva
  • Amanda Cristina Oliveira Gonçalves

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082716420202441

Resumo

A geografia escolar tem como principal característica a síntese, constitui-se num escopo teórico com conteúdo variando da astronomia, geologia, agronomia, meteorologia, agregando seus próprios conceitos e categorias de análise: espaço geográfico: paisagem, território e lugar. Entretanto, esse exercício no contexto da sala de aula, ao longo dos anos, transformou a disciplina em excessivamente teórica, e pouco acessível aos estudantes, entretanto, criou técnicas específicas de reprodução dos conhecimentos fundamentadas na repetição e memorização. Neste sentido, esse artigo propõe tratar de bases teóricas que apontam a relevância dos trabalhos de campo na consolidação do processo de ensino – aprendizagem, adentrando a educação básica e o ensino superior no âmbito do Programa Residência Pedagógica de Geografia. A pesquisa foi desenvolvida por meio de experiências práticas realizadas na Ilha do Combú com graduandos do curso de Geografia da Universidade Federal do Pará, na Ilha de Caratateua com alunos do ensino fundamental e do ensino médio da Escola Bosque. Das teorias que fundamentam a investigação, funcionando como suporte a análise dos dados obtidos, destacam-se a Teoria da Complexidade de Edgar Morin e a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, ambas relacionadas às novas perspectivas metodológicas de ensino aprendizagem da geografia. As experiências práticas proporcionadas pelo trabalho de campo se revelam com grande potencial para a reversão do ensino tradicional e mecanicista que ainda persiste na área, estabelecendo uma compreensão mais complexa dos diversos sistemas estabelecidos pelos sujeitos locais, bem como um maior entendimento da relação homem x ambiente nos estudos da geografia ambiental. PALAVRAS-CHAVE: Educação Ambiental. Ensino. Geografia Escolar.

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Publicado

2020-07-12

Como Citar

Oliveira, R. D. de, Silva, J. A. L. da, & Gonçalves, A. C. O. (2020). Bases teóricas para a compreensão do trabalho de campo como metodologia de ensino da Geografia e Educação Ambiental. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental Da Alta Paulista, 16(4). https://doi.org/10.17271/1980082716420202441

Edição

Seção

Artigo Completo