Bases teóricas para a compreensão do trabalho de campo como metodologia de ensino da Geografia e Educação Ambiental
DOI:
https://doi.org/10.17271/1980082716420202441Resumo
A geografia escolar tem como principal característica a síntese, constitui-se num escopo teórico com conteúdo variando da astronomia, geologia, agronomia, meteorologia, agregando seus próprios conceitos e categorias de análise: espaço geográfico: paisagem, território e lugar. Entretanto, esse exercício no contexto da sala de aula, ao longo dos anos, transformou a disciplina em excessivamente teórica, e pouco acessível aos estudantes, entretanto, criou técnicas específicas de reprodução dos conhecimentos fundamentadas na repetição e memorização. Neste sentido, esse artigo propõe tratar de bases teóricas que apontam a relevância dos trabalhos de campo na consolidação do processo de ensino – aprendizagem, adentrando a educação básica e o ensino superior no âmbito do Programa Residência Pedagógica de Geografia. A pesquisa foi desenvolvida por meio de experiências práticas realizadas na Ilha do Combú com graduandos do curso de Geografia da Universidade Federal do Pará, na Ilha de Caratateua com alunos do ensino fundamental e do ensino médio da Escola Bosque. Das teorias que fundamentam a investigação, funcionando como suporte a análise dos dados obtidos, destacam-se a Teoria da Complexidade de Edgar Morin e a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, ambas relacionadas às novas perspectivas metodológicas de ensino aprendizagem da geografia. As experiências práticas proporcionadas pelo trabalho de campo se revelam com grande potencial para a reversão do ensino tradicional e mecanicista que ainda persiste na área, estabelecendo uma compreensão mais complexa dos diversos sistemas estabelecidos pelos sujeitos locais, bem como um maior entendimento da relação homem x ambiente nos estudos da geografia ambiental. PALAVRAS-CHAVE: Educação Ambiental. Ensino. Geografia Escolar.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
12-07-2020
Edição
Seção
Artigo Completo
Como Citar
OLIVEIRA, Rita Denize de; SILVA, José Augusto Lopes da; GONÇALVES, Amanda Cristina Oliveira. Bases teóricas para a compreensão do trabalho de campo como metodologia de ensino da Geografia e Educação Ambiental. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S. l.], v. 16, n. 4, 2020. DOI: 10.17271/1980082716420202441. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/forum_ambiental/article/view/2441. Acesso em: 3 nov. 2024.