Educação Ambiental e as Práticas Educativas nas Instituições de Ensino: Gestão de Resíduos Sólidos
DOI:
https://doi.org/10.17271/1980082719420233671Palavras-chave:
Alternativas Sustentáveis, Educação ambiental, Ensino, PNRSResumo
Grandes quantidades de resíduos sólidos são produzidas diariamente no mundo, colocando em risco o meio ambiente e a vida na Terra. No Brasil as Instituições de Ensino que fornecem refeições para seus estudantes, servidores e terceirizados, têm como desafio como aproveitar os materiais orgânicos e inorgânicos desperdiçados por seus usuários os quais podem gerar impactos negativos ao meio ambiente. A falta de politicas públicas e ações governamentais como forma de ensinar a população a repensar, reusar, reduzir, reutilizar e reciclar os resíduos sólidos por meio de práticas educativas conscientes e adaptáveis a cada instituição pública, desenvolvendo técnicas e maneiras de tratamento desses resíduos, bem como a discussão de ações de prevenção ao meio ambiente. Diante do exposto, o presente artigo faz uma reflexão acerca da necessidade da promoção da Educação Ambiental dentro do contexto da gestão de resíduos sólidos no Brasil, indicando a relevância da compostagem e reciclagem nas práticas educativas no meio educacional formal e não formal como forma de colaborar para a sensibilização ambiental da comunidade acadêmica, dando-lhes um destino ambientalmente adequado, como o desenvolvimento de recursos e alternativas sustentáveis de acordo com a Lei 12305/10 de Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS criada no Brasil no ano de 2010.
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