Educação Ambiental e as Práticas Educativas nas Instituições de Ensino: Gestão de Resíduos Sólidos

Autores

  • Jose Weliton Aguiar Dutra Mestrando, UFPB, Brasil.
  • Alvaro Itauna Schalcher Pereira Professor Doutor, IFMA, Brasil.
  • Francisco Adelton Alves Ribeiro Professor Doutor, IFMA, Brasil.
  • Dina Karla Placido Nascimento Professora Mestra, IFMA, Brasil.
  • Aldemir da Guia Schalcher Pereira Professor Mestre, SEDUC, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082719420233671

Palavras-chave:

Alternativas Sustentáveis, Educação ambiental, Ensino, PNRS

Resumo

Grandes quantidades de resíduos sólidos são produzidas diariamente no mundo, colocando em risco o meio ambiente e a vida na Terra. No Brasil as Instituições de Ensino que fornecem refeições para seus estudantes, servidores e terceirizados, têm como desafio como aproveitar os materiais orgânicos e inorgânicos desperdiçados por seus usuários os quais podem gerar impactos negativos ao meio ambiente. A falta de politicas públicas e ações governamentais como forma de ensinar a população a repensar, reusar, reduzir, reutilizar e reciclar os resíduos sólidos por meio de práticas educativas conscientes e adaptáveis a cada instituição pública, desenvolvendo técnicas e maneiras de tratamento desses resíduos, bem como a discussão de ações de prevenção ao meio ambiente. Diante do exposto, o presente artigo faz uma reflexão acerca da necessidade da promoção da Educação Ambiental dentro do contexto da gestão de resíduos sólidos no Brasil, indicando a relevância da compostagem e reciclagem nas práticas educativas no meio educacional formal e não formal como forma de colaborar para a sensibilização ambiental da comunidade acadêmica, dando-lhes um destino ambientalmente adequado, como o desenvolvimento de recursos e alternativas sustentáveis de acordo com a Lei 12305/10 de Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS criada no Brasil no ano de 2010.

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Publicado

05-11-2023

Como Citar

Dutra, J. W. A., Pereira, A. I. S., Ribeiro, F. A. A., Nascimento, D. K. P., & Pereira, A. da G. S. (2023). Educação Ambiental e as Práticas Educativas nas Instituições de Ensino: Gestão de Resíduos Sólidos. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental Da Alta Paulista, 19(4). https://doi.org/10.17271/1980082719420233671