PROGRAMA DE GESTÃO DE RESÍDUOS EM ESCOLA PÚBLICA – POLI USP RECICLA

Authors

  • Welson G. Barbosa Jr
  • Pedro Paulo Consul Kassardjian

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082711820151208

Keywords:

Educação Ambiental, Gestão de Resíduos, Escolas Públicas

Abstract

RESUMO

Este trabalho teve como objetivo desenvolver uma sistematização de ações práticas educativas para instituições públicas de ensino médio para o gerenciamento de resíduos sólidos, de forma a capacitar os alunos nos procedimentos e práticas para implantação e operação de programas de reciclagem de resíduos. O projeto foi desenvolvido na Escola Estadual Prof. Renato de Arruda Penteado, com a formação de um grupo de trabalho para fomentar as ações de cultura e extensão por meio de um programa de educação ambiental e transferência do conhecimento na área de gestão de resíduos sólidos urbanos. A principal atividade realizada foi o inventário de resíduos, que contou com a presença dos alunos representantes do projeto. O inventário consistiu no levantamento de dados através de amostras de resíduos, de modo a obter as características qualitativas e quantitativas dos resíduos gerados na escola. Além disso, também foram desenvolvidas, com a participação dos professores, atividades didáticas como peças teatrais, semana do meio ambiente e palestras voltadas ao tema da gestão de resíduos. O desenvolvimento do projeto possibilitou a capacitação dos alunos nas práticas de gestão de resíduos sólidos e a implantação de um sistema de coleta seletiva na escola.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Ambiental, Gestão de Resíduos, Escolas Públicas.

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Published

04-12-2015

Issue

Section

Relato de Experiência

How to Cite

BARBOSA JR, Welson G.; KASSARDJIAN, Pedro Paulo Consul. PROGRAMA DE GESTÃO DE RESÍDUOS EM ESCOLA PÚBLICA – POLI USP RECICLA. Electronic Journal "Fórum Ambiental da Alta Paulista", [S. l.], v. 11, n. 8, 2015. DOI: 10.17271/1980082711820151208. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/forum_ambiental/article/view/1208. Acesso em: 23 feb. 2025.