PARA UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL TRANSFORMADORA: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NO CURSO DE PEDAGOGIA/FACED/UFAM
DOI:
https://doi.org/10.17271/1980082711420151296Abstract
Este trabalho é um relato de experiência sobre uma atividade desenvolvida na disciplina de educação ambiental por acadêmicos dos cursos de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas junto a estudantes do Núcleo de Desenvolvimento Familiar/NDF/Adcam. Primeiramente foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os professores da instituição a fim de diagnosticar problemas no que tange à questão ambiental, sendo detectado o desconhecimento dos alunos quanto às formas de reaproveitar/reutilizar materiais sólidos. Posteriormente foi realizada uma oficina pedagógica por meio de atividades lúdicas e interativas com os alunos. Acreditamos que a experiência vivenciada pelos acadêmicos, pelos professores e pelos alunos, a partir de suas avaliações positivas quanto aos conhecimentos adquiridos na oficina, contribuíram significativamente para a superação de um pensamento fragmentado da realidade, na busca de pensar a questão ambiental de forma complexa, crítica e transformadora.
Palavras-Chave: Educação; Educação Ambiental; Práxis Pedagógica.