O potencial educativo das praças como espaço educador sustentável
DOI:
https://doi.org/10.17271/1980082713220171555Resumo
Compreendemos que um espaço educador é aquele que desenvolve a capacidade da sociedade em tornar-se também sustentável. O ambiente escolar em si, é, frequentemente, objeto de estudos por este enfoque na aplicação prática de projetos de educação ambiental. Todavia, outros espaços além da escola também podem ser alvo destes projetos e, atualmente, vêm ganhando espaço no campo teórico por demonstrarem seu potencial educacional e de conscientização social. Dentre eles, uma em especial ganha destaque, as praças. Isto se deve ao espaço privilegiado que a praça proporciona a seus usuários, com convivência entre várias gerações, seja por meio da prática de esporte, ou até mesmo pelo lazer propiciado. Esta transposição do espaço escolar possibilita que o estudante aguce seu olhar para o mundo, incentivando a curiosidade para a pesquisa e aprendizado sobre o meio ambiente. Atualmente, para despertar a curiosidade ambiental, não podemos nos prender aos limites dos espaços formais da sala de aula. Assim, sob o enfoque de tentar entender se há a formação, ou não, de um espaço educador sustentável na praça pública Marcílio Augusto Pinto – MAP, em Iguatemi/MS, o presente estudo, por meio da observação, diagnóstico dos equipamentos urbanos/paisagísticos, entrevista com seus frequentadores e confrontação destes com o referencial teórico levantado, identificou que o ambiente específico do estudo (Praça Marcílio Augusto Pinto) demonstrou um baixo potencial educativo na situação em que se encontra.
PALAVRAS-CHAVE: Espaço Educador. Educação Ambiental. Praça.