Concepções dos professores, funcionários e estudantes do Ensino Médio de uma Escola do Campo sobre a problemática do lixo doméstico

Autores

  • Ivone Monteiro dos Santos
  • Marcelo Franco Leão

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082713320171690

Resumo

A problemática do lixo é cada vez mais recorrente, o que provoca aumento da poluição. Outro agravante é a falta de coleta regular de lixo na Agrovila Lumiar, no Assentamento Confresa Roncador, em Confresa-MT. A Escola Estadual Sol Nascente tem um local destinado para o lixo, porém o mesmo recebe todo o lixo produzido sem ter o cuidado quanto a separação ou destino correto. Diante dessa problemática, o objetivo desse estudo foi investigar a concepção dos professores, funcionários e estudantes do Ensino Médio dessa escola quanto a destinação do lixo. A pesquisa é descritiva e exploratória, cuja abordagem é qualitativa e seu desenvolvimento ocorreu no ano de 2016. Para coletar dados foi utilizado com os estudantes e funcionários um mesmo questionário constituído por 8 perguntas abertas. Outro questionário foi elaborado para os professores, sendo constituídos por 4 perguntas também abertas. Também foram desenvolvidas ações na tentativa de que ocorra a diminuição da produção de resíduos sólidos, tais como a propagação de informações sobre forma correta de descarte desses resíduos e propostas alternativas para reutilização. Logo, a problemática do lixo precisa ser debatida, compreendida e solucionada, pois esse problema se não for enfrentado por todos continuará a causar malefícios às pessoas e ao meio ambiente. PALAVRAS-CHAVE: Sensibilização. Meio ambiente. Escola do campo. Educação Ambiental.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

19-12-2017

Edição

Seção

Artigo Completo

Como Citar

SANTOS, Ivone Monteiro dos; LEÃO, Marcelo Franco. Concepções dos professores, funcionários e estudantes do Ensino Médio de uma Escola do Campo sobre a problemática do lixo doméstico. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S. l.], v. 13, n. 3, 2017. DOI: 10.17271/1980082713320171690. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/forum_ambiental/article/view/1690. Acesso em: 27 dez. 2024.