Sistema BRT em Uberaba- MG
Eficiência do serviço e impactos nos setores imobiliários e terciário
DOI:
https://doi.org/10.17271/1980082720420245238Palavras-chave:
BRT, Mobilidade urbana, Setor terciárioResumo
O Bus Rapid Transit (BRT) consiste no delineamento de faixas exclusivas para ônibus em linhas de maior densidade, com intuito de aumentar a oferta e velocidade destes. O sistema tem sido propagado por promover a melhoria do transporte público e já foi adotado por diversas cidades no mundo. Apesar dos benefícios, a implantação do BRT pode trazer impactos importantes para a cidade relacionados à necessidade de uma estrutura viária robusta, como secção do tecido urbano, alterações nos usos do solo e na paisagem, redução da acessibilidade local do pedestre, além da perturbação da dinâmica viária, imobiliária e comercial estabelecida. Considerando essas questões, o objetivo do artigo é investigar as alterações no espaço e nas dinâmicas urbanas ocorridas após a implantação do BRT na cidade de Uberaba. Mais especificamente, faz-se uma análise das transformações na dinâmica comercial e imobiliária na Avenida Leopoldino de Oliveira. Lançou-se mão de análises qualiquantitativas, pesquisa de campo e entrevistas com os principais envolvidos. O estudo revela que o sistema adotado na cidade foi subdimensionado e melhorou a qualidade do transporte público em poucos aspectos. A avenida onde o corredor foi instalado apresentou aumento na vacância de imóveis e uma redução de aproximadamente 30% no valor destes. Muitos comércios fecharam ou se mudaram, e os que permaneceram relataram redução de aproximadamente 30% na receita. A presente pesquisa contribui com a discussão sobre políticas públicas de mobilidade sustentável ao levantar questões sobre a adaptação dos sistemas BRT às cidades médias.
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