A caatinga cantada: uma proposta de metodologia de ensino para a construção de conceitos da zoologia

Authors

  • Camila Oliveira Lourenço
  • Luiza Helena Augusto
  • Ingrid Marciano Alvarenga
  • Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhões
  • Antonio Fernandes Nascimento Junior

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082716120202313

Abstract

A configuração de um espaço que promova a qualidade no processo de ensino-aprendizagem está aliada a formação de professores e esta deve ser trabalhada e discutida de maneira efetiva. Nesta perspectiva, este trabalho tem por objetivo promover a construção de conhecimentos acerca dos conteúdos da zoologia na formação inicial e continuada de professores, dialogando com o filme “Vidas Secas, de Nelson Pereira dos Santos e outros recursos pedagógicos, como a música, imagem e pintura. A atividade foi realizada no Museu de História Natural (MHN), da Universidade Federal de Lavras (UFLA) com bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID- Biologia), em formação inicial, e com as professoras supervisoras do programa, em formação contininuada. Após este momento, realizou-se uma avaliação escrita com os participantes. As falas foram reescritas e analisadas utilizando a análise de conteúdo, derivada da pesquisa qualitativa. A partir da análise pode-se perceber que os recursos utilizados foram importantes na construção de conhecimentos acerca do tema zoologia. Além disso, os participantes identificaram novas formas de trabalhar os assuntos e conteúdos discutidos durante a atividade e perceberam o filme como estratégia contextualizadora. PALAVRAS-CHAVE: Recursos pedagógicos. Ensino de Zoologia. Formação Inicial e Continuada de professores.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

29-03-2020

Issue

Section

Full Article

How to Cite

A caatinga cantada: uma proposta de metodologia de ensino para a construção de conceitos da zoologia. (2020). Electronic Journal "Fórum Ambiental Da Alta Paulista", 16(1). https://doi.org/10.17271/1980082716120202313

Most read articles by the same author(s)

<< < 1 2 3 4 > >>